Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis
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Navegando Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis por Orientador "Becker, Elisabeth"
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- DissertaçãoA avaliação da aprendizagem no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais na classe comumAraújo, Suzana Soós (2006-04-04)
Psicologia
Esta pesquisa pretende contribuir para a reflexão sobre alguns dilemas epistemológicos e éticos atualmente presentes no sistema de avaliação da aprendizagem, referindo-se basicamente aos alunos com necessidades educacionais especiais e à maneira como estes vêm sendo avaliados na escola regular. Para compreendermos a condição presente, recorremos à história da educação especial e do sistema de avaliação enfatizando a legislação que normatiza o ensino e a prática de avaliação da aprendizagem, tal como ela é executada pelos professores da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi feita por meio de questionários respondidos por professores de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. Os resultados sinalizam aspectos contraditórios, particularmente no que se refere à identificação de necessidades educacionais dos alunos, bem como no que tange ao conhecimento de especificidades possíveis no processo de avaliação destes. Evidencia-se assim a importância do processo de repensar a avaliação da aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais matriculados em classe comum, considerando-se a real importância de adaptar a avaliação, que possa eventualmente surgir, bem como, a adequação desta. - DissertaçãoO fisioterapeuta, a interdisciplinaridade e a inclusão escolar segundo as expectativas de professores que lecionam para alunos com deficiênciasGraça, Patricia da (2006-08-21)
Psicologia
The fundamental objective of this dissertation is.... - DissertaçãoO gestor frente à inclusão escolar: relatos sobre os desafios do ofício de construir pontes a partir de sonhosSilva, Darci Schunck da (2008-12-17)
Psicologia
Study about - DissertaçãoGuias de atletas com deficiência visual: estudo exploratório de motivações presentes nesta relaçãoPerez, Francisco Conejero (2008-09-12)
Psicologia
The objective of this study is to know the motivational profile of the guides that work with blind and visually impaired athletes. It aims to identify, analyze and describe a specific relation in the work of these guides and the factors that support it. A research of qualitative nature has been made in order to make it possible for the researcher to be in direct contact with the guides and, therefore, obtain accurate data about their motivations. A semi-structured interview has been made with four volunteer guides that work with blind and visually impaired athletes. The data have been submitted to an analysis of content in order to characterize their motivational profile, as well as their aim to help athletes, the consciousness of facing high motivational situations and mostly the perspective of social recognition that they experience and share with the blind and visually impaired athletes. This study emphasizes that the personal valorization experienced is not related in any way to the view of negative aspects in the partners. On the other hand, they are extremely critics in relation to some prejudiced manifestations they have faced in situations of competitions. The data also show that the described difficulties are related exclusively to the corporal movements with synchronism, pointing, thus, a content related to the physical activity, present, objectively, in the sporting events. In a view that privileges elements of the psychological comprehension of the development of the blind and visually impaired, risks of the establishment of relational distortions that imprint a hyper-protective bond and, consequently, disfavor the most creative and adequately independent experience of the athlete they are guiding could also be observed in the data. - DissertaçãoO papel do psicólogo na óptica de professores de crianças incluídas no ensino regular: um estudo exploratórioCrippa, Rosana Behaker Garcia (2008-08-15)
Psicologia
A presente pesquisa teve por objetivo descrever as atribuições do papel do psicólogo por parte de professores que lecionam em salas regulares onde há inclusão escolar, de um município da grande São Paulo. O referencial teórico utilizado envolveu pesquisa bibliográfica e abrange um histórico sobre a inclusão escolar; inclusão e interdisciplinariedade; dilemas propostos pela educação inclusiva; os professores e a inclusão; e os psicólogos e a inclusão. A pesquisa de campo realizada seguiu os princípios da abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, envolvendo quatro professores que opinaram quanto ao diagnóstico clínico da alunos com NEE (Necessidades Educacionais Especiais), o trabalho com alunos com NEE; intervenção do psicólogo com professores, alunos e pais; e descrição sobre uma volição de ajuda de um psicólogo na escola. O conjunto dos elementos discutidos remete, de maneira significativa, para efetiva constatação da necessidade do psicólogo fazendo parte do universo escolar. A pesquisa atingiu o objetivo proposto e seu conteúdo aponta para possíveis contribuições na atuação do psicólogo frente à inclusão escolar. - DissertaçãoProfessores de educação física e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma relação em movimentoSilva, Evanilde Muniz (2008-08-22)
Psicologia
Esta pesquisa teve por objetivo conhecer a percepção de um grupo de professores de Educação Física sobre as características de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Propôs-se também a identificar a relação deste grupo de professores com alunos diagnosticados com TDAH e a buscar subsídios de contribuição em processo ensino-aprendizagem para disciplina de Educação Física diante dessa problemática. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo, tendo como instrumento um questionário, direcionado aos objetivos desejados. Este instrumento, testado em uma pesquisa-piloto foi composto de questões abertas e fechadas que permitiram a análise de dados sob o ponto de vista quantitativo e qualitativo. Foram participantes da pesquisa professores de Educação Física de escolas particulares de ensino do Município de São Paulo. As informações coletadas permitiram descrever como este grupo de professores caracteriza o comportamento das crianças com TDAH, possibilitando, a partir das dificuldades enfrentadas, a expressão de sugestões favorecedoras de melhor aproveitamento das aulas e até intervenções propícias ao desenvolvimento. Necessidades de atividades práticas específicas direcionadas à disciplina de Educação Física foram reveladas, caracterizando questões ainda em aberto, propondo novas pesquisas. - DissertaçãoQualidade de vida de professores de classes especiais e de professores das séries iniciais do ensino público regular estadualSantos, Maria Lúcia Souza (2009-02-19)
Psicologia
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar aspectos da qualidade de vida em dois grupos de professores de séries iniciais do ensino público estadual que atendem às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiências, grupos estes caracterizados pela atuação em salas de ensino regular e em classes de educação especial. O estudo foi realizado com 60 professores de escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental I, localizadas em um Município da Grande São Paulo, sendo 30 de professores das séries iniciais que lecionam para classes regulares com inclusão de alunos com deficiências e 30 de professores especialistas que lecionam em classes especiais. O instrumento utilizado para mensurar a qualidade de vida foi o WHOQOL-breve, desenvolvido pela OMS. A pesquisa revelou, que nos quatro domínios avaliados pelo instrumento - físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente - não houve diferenças significativas entre a qualidade de vida dos professores de classes regulares e dos professores das classes especiais. - Dissertação"Quando a gente não entende das coisas, a gente não sabe lidar com elas": estudo de caso de um aluno com síndrome de Tourette cursando o ensino público regularGomes, Millena de Cássia Ormenese (2008-12-18)
Psicologia
Esta pesquisa teve como objetivo compreender o percurso de escolarização de um aluno com Síndrome de Tourette, estudante de uma classe regular do ensino público. Procurou compreender as dificuldades por ele experimentadas, assim como aquelas provocadas por seus comportamentos, focalizando as possibilidades de expressão de preconceito e estigmatização presentes no ambiente escolar. A pesquisa foi desenvolvida no enfoque qualitativo e a opção metodológica adotada foi o estudo de caso, sendo que o aluno, seus familiares e profissionais da equipe escolar e de atendimento foram entrevistados. Os dados obtidos através dessas entrevistas semi-estruturadas foram submetidos à análise de conteúdo, resultando em treze categorias. Sinalizam que este aluno enfrenta dificuldades nas relações sociais, já tendo sido incompreendido até no ambiente familiar, permanecendo alvo de atitudes preconceituosas por parte de seus colegas e, eventualmente, até de professores. A equipe escolar busca favorecer sua inclusão, adotando alguns recursos simples, coerentes aos sugeridos na literatura especializada. Foi observada uma tendência do aluno a identificar-se e a servir de apoio a outras crianças com necessidades educacionais especiais. A família, particularmente a mãe, desempenha um papel fundamental no acolhimento do jovem na escola, fornecendo esclarecimentos constantes, suporte às situações de crise e promovendo o intercâmbio entre a equipe de atendimento. - DissertaçãoA sobrecarga em cuidadores familiares de crianças portadoras de paralisia cerebral graveFrancischetti, Sandra Sofia Rato (2006-09-04)
Psicologia
Cuidador familiar é a pessoa que proporciona a maior parte da assistência e apoio diário ao paciente incapacitado. As crianças com paralisia cerebral grave, dependem exclusivamente de outra pessoa para realizar suas atividades de vida diária, podendo apresentar complicações associadas ao quadro, e necessitam de suporte terapêutico moderno e contínuo. Esta condição faz com que a presença da figura do cuidador, torne-se personagem fundamental para a manutenção do bem-estar da criança. Esta atividade rotineira de cuidar, entretanto, pode expor o cuidador ao desgaste, acabando por sofrer algum reflexo desta tarefa em suas vidas, apresentando níveis de stress, depressão, ansiedade, insônia, sintomas físicos como dores musculares e hipertensão, aumentando até os fatores de risco para a morte. Neste trabalho, foi investigada a sobrecarga de 18 cuidadoras familiares de crianças portadoras de paralisia cerebral grave, inseridas em um programa de acompanhamento domiciliar, por meio do Questionário de Sobrecarga do Cuidador Zarit Burden Interview. Os resultados apontam para uma avaliação da sobrecarga de ausente a moderada nestas cuidadoras, achado diferente das investigações de cuidadores de doentes crônicos adultos. Tal fato pode estar influenciado pela assistência periódica recebida, ou seja, uma rede de apoio social permanente e pela relação materna das cuidadoras. - DissertaçãoViolência doméstica e desenvolvimento infantil: estudo exploratório sobre atitudes de profissionais de saúde em um hospital pediátricoSilva, Christiane Sanches (2006-08-30)
Psicologia
This study has an objective to describe and to understand the behavior of professionals in the health area towards the domestic violence situations with children and the importance of using the instruments to protect minors, such as the notification of authorities. To understand better the interconnections between domestic violence and child development, it was necessary to analyze the theme from the beginning of the cultural history path in the world until nowadays, through bibliography references. With the objective to reach an understanding of these professionals about this theme we used a group of problem situations concerning many different forms of domestic violence, and these situations were adapted by a pilot research. The study was done in a Children s Public Hospital in São Paulo City, with 27 professionals from different health departments, which attend in the infirmary and in the emergency room. The analysis of the information allowed observes the understanding and the behavior of these professionals facing the dynamic of the domestic violence phenomenon expressions. In order of an exploratory research, the data reveal how the health professionals faced this phenomenon on a daily basis, highlighting the search of interdisciplinary team resources to break down the relevant factor of the families silence conspiracy .