Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ) por Orientador "Campos, Heber Carlos de"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaA ação do inimigo de nossas almas: o modo de agir de Satanás antes, durante e após a sua prisãoNascimento, Giuliano Nobis (2023-02-06)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Satanás atua contra o homem desde a criação. O modo de agir do inimigo depende se ele está preso ou não. No livro de Apocalipse, o apóstolo João relata que a prisão de Satanás ocorreu após a instauração do reinado milenar de Cristo, o chamado milênio. Embora Satanás, no presente momento - de acordo com a visão amilenista, esteja preso, ele promove ações danosas à humanidade como um todo, especialmente ao povo de Deus. A ação de Satanás, antes de sua prisão, é contra o povo escolhido de Deus no Antigo Testamento. Durante a sua clausura, Satanás tenta impedir a proclamação do evangelho de Cristo a todas as nações. Já após a sua soltura, quando o evangelho não será mais pregado, o diabo engana as nações e as incita a se voltarem contra os eleitos. Essa monografia propõe um estudo sistemático sobre o modus operandi de Satanás, objetivando o esclarecimento do povo de Deus quanto às estratégias do inimigo e munindo a igreja de conhecimento, a fim de resistir ao diabo enquanto aguarda a volta do nosso Senhor Jesus Cristo e a completa derrota dos nossos inimigos. - MonografiaDa promessa do novo céu e nova terra: o aspecto físico da habitação eterna do homem à luz da criação, queda, redenção e consumaçãoSouza, Evaldo Soares de (2023-02-28)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
A intenção desta pesquisa é demonstrar, por meio do estudo bíblico-teológico, que o ensino da Escritura Sagrada, referente à morada eterna dos salvos com Deus, é um novo céu e nova terra restaurada nos quais habita a justiça; e não uma morada etérea em um céu puramente espiritual. A promessa de Deus é que, após o retorno visível e físico de Cristo a esse mundo e o juízo final, toda a criação física será renovada e restaurada para desfrutar da liberdade da glória dos filhos de Deus. Na nova terra se cumprirá todos os planos e promessas da Aliança de Deus para a humanidade redimida em Cristo, que inclui a herança da terra, restauração da criação física, governo sobre a terra em cumprimento do mandato cultural e a bemaventurada habitação de Deus no meio do seu povo de forma plena e sem nenhuma separação decorrente do pecado. A promessa da Aliança é que Deus habitará conosco em uma nova criação – novo céu e nova terra – e ‘será o nosso Deus e nós seremos o seu povo’. - MonografiaAs dificuldades que o homem tem com seu coraçãoCarvalho, Lucas de Azevedo (2023-02-01)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O presente trabalho aborda as dificuldades que o homem tem com seu coração, uma vez que cada ser humano é marcado profunda e radicalmente pelo pecado. O tema é relevante no aspecto teológico (teórico) e prático, na dinâmica eclesiástica, uma vez que diariamente os cristãos necessitam batalhar com seu coração ou, como apresentado, com o íntimo do seu ser. A monografia versa, em sua maior parte, por uma análise teológica, lidando com autores renomados, sobre o texto do profeta Jeremias, além de textos históricos da Palavra de Deus. A proposta é que o presente trabalho seja embasado exegética e sistematicamente, trabalhando com textos bíblicos e seus contextos, tendo aplicações relevantes para o atual cenário, sem desconsiderar apontamentos históricos de importantes figuras do mundo teológico antigo. Os resultados proporcionados assinalam a avidez do pecado e as consequências na vida do homem, bem como o poder de Deus em lidar com esse coração. - MonografiaO uso do Sursum Corda por Calvino como chave para explicar a presença real de Cristo na ceia do SenhorBizzo, Sílvio César Alves (2023-02-07)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O presente trabalho trata do uso do Sursum Corda por Calvino como chave para explicar a presença real de Cristo na Ceia do Senhor. O trabalho teve como objetivo geral verificar como, na doutrina de Calvino, o Sursum Corda foi utilizado para explicar a aplicação da obra de Cristo na vida do crente, quando de sua participação na Ceia do Senhor, bem como a aplicabilidade do seu uso à luz da teologia reformada. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, foi possível concluir que essa doutrina de Calvino não ficou devidamente clara, sobretudo na sua principal obra chamada “As Institutas da Religião Cristã”. Este trabalho dispôs de embasamento teórico fundamentado nos principais escritos de Calvino sobre a Ceia do Senhor, abrangendo também autores do período da patrística e da reforma, bem como autores reformados contemporâneos, a exemplo de Louis Berkhof e Herman Bavinck. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica com métodos exploratório, explicativo e descritivo. Concluiu-se pela não aplicabilidade do uso do Sursum Corda proposto por Calvino, tanto para explicar a presença real de Cristo na Ceia do Senhor, quanto para a prática litúrgica reformada.