Pedagogia - TCC – CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia - TCC – CEFT Higienópolis por Orientador "Lopes , Ana Lúcia de Souza"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCCultura digital e recursos didáticos par a formação docente: criação de protótipo de aplicativo Conect Prof para apoio à prática pedagógicaSouza , Carolina Ribeiro de (2023-06-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho possui uma abordagem qualitativa e trata sobre a temática da incorporação das tecnologias e da cultura digital como objeto de aprendizagem e de formação docente em contextos escolares. A pesquisa propõe a sua investigação de forma a articular teoria e prática tendo em vista como os recursos digitais podem apoiar e auxiliar professores do ensino fundamental, especialmente nos anos iniciais, com materiais e recursos que contribuam para práticas de sala de aula uma melhor ação junto as crianças deste nível de ensino, especialmente as que apresentem dificuldades de aprendizagem. Para tanto, desenvolveu-se um protótipo de aplicativo denominado “Conect Prof”, utilizando a ferramenta “Fábrica de Aplicativos”. O objeto de aprendizagem serve de apoio à prática pedagógica, a partir da curadoria e reunião de materiais e recursos didáticos e tecnológicos e de conteúdos significativos para os docentes. Foi estruturado em sessões de materiais de apoio, pesquisa, inclusão e ainda um chat disponível em que os professores poderão compartilhar suas experiências. Para verificar a potência da proposta foi elaborado um instrumento de validação, submetido a professores das redes pública e privada de ensino com o objetivo de identificar pontos fortes, pontos a serem melhorados, bem como a viabilidade do objeto e seu uso por professores da Educação Básica. A partir dos resultados da validação, o aplicativo é considerado importante devido ao seu acervo de conteúdos tecnológicos e pedagógicos e possuir recursos significativos, com destaque para as sessões “Inclusão” e “Pesquisa” que possuem direcionamento para os docentes em abordagens pedagógicas que os mobiliza a obterem mais informações sobre o tema. Destaca-se que a mobilidade do aplicativo permite que todos os materiais estejam juntos em um espaço virtual, o que facilita o trabalho de pesquisa e consulta dos docentes. Identifica-se a necessidade de enriquecer o aplicativo com novos materiais e recursos, mas entende-se que a partir da iniciativa desta pesquisa, na qual o próprio aplicativo oferece um espaço colaborativo como o “chat de professores” tem-se a oportunidade de troca e de construção de novos conhecimentos entre os pares. - TCCO Design Thinking como recurso metodológico na Educação BásicaRamos , Carolina David; Cavicchioli, Vivian de Oliveira (2023-06-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho teve como objetivo discutir a potência do Design Thinking (DT) como metodologia na educação. A partir dos referenciais teóricos foi sistematizada uma oficina para ser realizada em uma escola da rede pública para alunos do 3o. ano do Ensino Fundamental, que contou com a participação de 28 alunos, cuja temática abordada se relacionou ao meio ambiente junto à disciplina de Ciências. Foram desenvolvidas as etapas do DT e os dados coletados se referem à produção dos estudantes que foram categorizados e organizados de acordo com a proposta da própria metodologia. Ainda foi criado um quadro com os estudantes com o objetivo de apreender a percepção deles quanto à metodologia e os aprendizados experienciados. A análise dos dados foi organizada em categorias de análises que trouxeram resultados positivos que evidenciam a potência que a metodologia do Design Thinking possui, mesmo quando aplicada para o público infantil. A pesquisa abre a possibilidade de outras formas de aprender e ensinar mais condizentes com o perfil do aluno do século XXI.