Experiências do brincar no espaço educador

Imagem de Miniatura
Tipo
TCC
Data de publicação
2024-06-10
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Ambrosino, Giovanna Versatti Araujo
Orientador
Vieira, Julio Luiz
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
Na infância o brincar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criança, influenciando aspectos sociais, emocionais, cognitivos e físicos. E, considerando que a primeira experiência da criança fora de casa é na escola, o ambiente físico tem relação direta com esse desenvolvimento. O trabalho investiga como o ambiente escolar pode estimular e enriquecer as experiências do brincar, a fim de promover um desenvolvimento integral das crianças. Além disso, analisa como a arquitetura escolar pode influenciar positivamente o desenvolvimento infantil e quais aspectos tornam o projeto estimulante, de forma a integrar o brincar ao aprendizado. Assim, a pesquisa busca identificar padrões para o desenho dos espaços educacionais, tornando-os inclusivos, estimulantes, que valorizem a expressão infantil, a autonomia e a interação com o outro, contribuindo assim para uma educação infantil não antecipatória..
During childhood, play is crucial to a child’s development, influencing social, emotional, cognitive and physical aspects. And considering that the child’s first experience outside the home is at school, the physical environment is directly related to this development. The paper investigates how the school environment can stimulate and enrich play experiences in order to promote children’s all-round development. It also analyzes how school architecture can positively influence children’s development and what aspects make the project stimulating, in order to integrate play with learning. With this, the research seeks to identify standards for the design of educational spaces, making them inclusive, stimulating, that value children’s expression, autonomy and interaction with others, contributing to non-anticipatory development.
Descrição
Palavras-chave
primeira infância , brincar , desenvolvimento infantil , espaço educacional , arquitetura escolar , experienciar o espaço
Assuntos Scopus
Citação