O filme-ensaio brasileiro: influências do gênero filosófico / literárias e transformações no cinema documentário contemporâneo
Tipo
Tese
Data de publicação
2024-06-26
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Neves, Felipe Ferreira
Orientador
Bueno, Alexandre Marcelo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Harris, Hugo de Almeida
Moreira, Maria Elisa Rodrigues
Teixeira, Pollyana Ferrari
Nojosa, Urbano Nobre
Moreira, Maria Elisa Rodrigues
Teixeira, Pollyana Ferrari
Nojosa, Urbano Nobre
Programa
Letras
Resumo
Observa-se, na atualidade, um crescente interesse pelas produções cinematográficas
brasileiras, especialmente no campo do documentário, dada sua relevância cultural e
artística. Tais produções podem ser observadas sob diferentes óticas, a fim de se
construir um panorama de identidade. Nesse sentido, o presente trabalho investigou
as influências do gênero filosófico / literário "ensaio" sobre as produções
cinematográficas brasileiras contemporâneas, buscando compreender e definir o
conceito de filme-ensaio no Brasil. O estudo permitiu identificar e analisar as
estratégias narrativas e os modos de enunciação que permeiam essas obras,
diferenciando o filme-ensaio dos documentários ensaísticos, a partir da tradição
estabelecida por Michel de Montaigne (1580). Utilizando teorias de Georg Lukács,
Max Bense, Theodor W. Adorno, Bill Nichols e Timothy Corrigan, a pesquisa
contextualizou historicamente o gênero ensaístico, desde suas raízes na literatura até
suas transformações no campo do cinema contemporâneo. A análise dos filmes como
Santiago e No Intenso Agora, de João Moreira Salles, evidenciou o papel do ensaio
cinematográfico como um espaço de reflexão crítica, que transcende a mera
representação e promove uma experiência intelectual e estética complexa. Observou se que o filme-ensaio brasileiro contemporâneo oferece descontinuidades com as
convenções tradicionais do documentário, ao incorporar uma perspectiva
autorreflexiva e experimental, com ênfase em subjetivação, experimento e
fragmentação narrativa. Ao final, os resultados mostram que o filme-ensaio no Brasil
é um campo em expansão, ainda com poucas publicações acadêmicas, mas com
significativo potencial para a reflexão sobre as relações entre cinema e literatura,
contribuindo para o entendimento desse gênero híbrido e multifacetado, que desafia
as fronteiras entre documentário e ficção, oferecendo novas perspectivas sobre a
interseção entre práticas cinematográficas e literárias no contexto brasileiro.
Descrição
Palavras-chave
literatura , cinema , semiótica , documentário , filme-ensaio