A função da internet das coisas na relação entre o ecossistema da cadeia de suprimentos e o seu desempenho, mediados pelos custos de transação
Tipo
Tese
Data de publicação
2024-08-09
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Reis, Marília Teixeira dos
Orientador
Perez, Gilberto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Martins, Fellipe Silva
Prado, Edimir Parada Vasques
Prado, Edimir Parada Vasques
Programa
Administração de Empresas
Resumo
Empresas de diversas indústrias buscam a otimização na cadeia de suprimentos, visando a melhoria dos processos produtivos e desempenho operacional. Nesse processo de aprimoramento das capabilidades operacionais, empresas e indústrias buscam a inovação tecnológica e a digitalização dos sistemas, visando agilidade e competitividade no mercado, na expectativa de reduzir impactos ambientais, incertezas e custos operacionais. Sob essa perspectiva, a utilização da Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) no ambiente empresarial pode contribuir não só com a gestão do ecossistema da cadeia de suprimentos, como também pode facilitar o compartilhamento das informações, o controle da automação, promover agilidade na operação e na comunicação. Assim, tendo por base o aporte teórico sobre Ecossistema da Cadeia de Suprimentos (ECS), Internet das Coisas (IoT), Custos de Transação (CT), Incertezas (IN) e Desempenho (D), com este estudo, buscou-se verificar a aplicação da tecnologia IoT, com efeito moderador, na relação entre o ecossistema da cadeia de Suprimentos, custos de transação e desempenho (IoT em ECS-CT-D) do setor automotivo brasileiro. Para tanto, a pesquisa aconteceu em duas etapas. A primeira, de natureza qualitativa e exploratória, foi realizada por meio de entrevistas em profundidade junto a dez lojistas de veículos, cujos dados foram tratados com a aplicação do Atlas.ti e, posteriormente, os conteúdos foram analisados e, finalmente, discutidos. A segunda etapa, do tipo quantitativa com questionário estruturado, foi realizada de forma on-line, por meio de aplicativo e QR Code, junto a 150 respondentes que atuam em empresas do setor automotivo brasileiro. O tratamento e a análise dos dados foram realizados por meio da modelagem de equações estruturais com o software SmartPLS® 4.0. Na pesquisa qualitativa, os resultados apontaram a função relevante da IoT em oferecer acesso às plataformas digitais e mídias sociais para efetivar o negócio, com predominância no relacionamento B2C (Business to Consumer). A IoT neste ambiente de negócio dos lojistas é utilizada para transacionar, efetivar o comércio de compra e venda de veículos e fazer a divulgação dos veículos em mídias sociais. Na pesquisa quantitativa, com os testes dos modelos de mensuração e bootstraping, constatou-se que a IoT não apresentou efeito moderador nas relações entre ECS-CT-D. Devido a relação IoT em ECS-CT-D não apresentar correlação e significância estatística, as hipóteses de moderação não foram validadas, indicando que os resultados estão em desacordo com a teoria elaborada para a variável Internet das coisas (IoT) como variável moderadora. No teste das demais hipóteses, contatou-se que: o ecossistema da cadeia de suprimentos impacta negativamente no desempenho da cadeia; os custos de transação exercem efeito mediador entre ecossistema e desempenho; ecossistema impacta e forma negativa em custos de transação e a incerteza impacta positivamente o ecossistema da cadeia. Portanto, os achados sugerem que dentre as hipóteses propostas, três delas foram validadas por alinhamento com a teoria elaborada para esta pesquisa, pois demonstraram uma relação entre o Ecossistema da Cadeia de Suprimentos, Internet das Coisas, Custos de Transação e Desempenho. A utilização da IoT no âmbito empresarial pode contribuir para otimizar a gestão da cadeia de suprimentos, mitigar os custos de transação e contribuir para alavancar o desempenho operacional.
Descrição
Palavras-chave
ecossistema da cadeia de suprimentos , internet das coisas , custos de transação , incertezas e desempenho