Antônio Abujamra: inquietações brechtianas na cena teatral do Brasil
Tipo
Tese
Data de publicação
2024-08-24
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Campos, Luiz Antonio Souza
Orientador
Ramos, Rosângela Patriota
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Silveira, Isabel Orestes da
Mate, Alexandre Luiz
Moraes, Gerson Leite de
Ramos, Alcides Freire
Mate, Alexandre Luiz
Moraes, Gerson Leite de
Ramos, Alcides Freire
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A presente tese tem como objeto de pesquisa o diretor, ator, produtor e provocador Antônio Abujamra. A investigação parte do pressuposto de que Abujamra foi um diretor brechtiano por excelência, explorando suas contribuições significativas ao teatro pelas cidades brasileiras em que passou e sua inclinação para o teatro político e crítico. A tese explora a sua trajetória artística em Porto Alegre, momento em que se envolveu ativamente no Teatro Amador, destacando os espetáculos em que trabalhou e os movimentos culturais em que esteve presente. Seu processo de formação teatral foi enriquecido com a obtenção de uma bolsa de estudos, fato que lhe permitiu estagiar com Jean Vilar, Roger Planchon e no Berliner Ensemble, entre 1958 e 1960. Tais estágios foram fundamentais para estruturar sua abordagem brechtiana, influenciando profundamente sua carreira subsequente. A tese propõe identificar e analisar sua marca brechtiana através de cinco dramaturgias encenadas e dirigidas por Abujamra ao longo de cinco décadas distintas, fornecendo um panorama abrangente de sua carreira e evolução artística. Foram adotadas como estratégia metodológica as seguintes ações: análise documental e contextual; revisão e pesquisa bibliográfica; e entrevistas. As obras selecionadas para análise são Sorocaba, senhor!; Os efeitos dos raios gama nas margaridas do campo; Morte acidental de um anarquista; A resistível ascensão de Arturo Ui; e Hamlet é negro, seguindo os rastros e evidências que comprovam sua abordagem brechtiana. Cada obra é examinada em seu contexto histórico e cultural, destacando como Abujamra incorporou elementos do teatro de Bertolt Brecht. Além da análise das obras, a tese busca oferecer uma visão detalhada da formação de Abujamra, desde seus primeiros passos no teatro até suas influências mais marcantes. Ao posicionar Abujamra como um diretor brechtiano, a tese não apenas ilumina sua obra e legado, mas também contribui para uma compreensão mais ampla do impacto de Bertolt Brecht no teatro brasileiro. Abujamra utilizou os preceitos brechtianos para desafiar e subverter convenções, engajar o público e promover uma reflexão crítica sobre a sociedade, características essas que permeiam todas as fases de sua carreira.
Descrição
Palavras-chave
Antônio Abujamra , Bertolt Brecht , teatro épico , história do teatro brasileiro