Análise do desempenho físico e usabilidade na utilização de jogo de realidade virtual em idosos: estudo longitudinal

Imagem de Miniatura
Tipo
TCC
Data de publicação
2023-12-11
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Brito, Laís Matos de
Orientador
Fernandes, Susi Mary de Souza
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
Introdução: Com o crescimento da população idosa diversos estudos descrevem as condições de saúde, funcionalidade e medidas de intervenção, no entanto são dedicados a população em ambiente comunitário e/ou institucionalizados. São escassos aqueles que tratam de idosos em situação de vulnerabilidade social. Objetivo: Analisar o desempenho físico e usabilidade de um jogo de realidade virtual em pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo longitudinal, com moradores do Centro de Acolhida Especial para Idosos. Para inclusão os participantes preencheram uma ficha de dados sociodemográficos, condições de saúde e exame do estado mental. Como medida de avaliação pré e pós-intervenção responderam a Escala Sarc-Calf, Teste de Preensão Palmar (FPP) e o Short Physical Performance Battery (SPPB). O protocolo consistiu em 5 sessões, com 3 partidas na posição em pé, anotando as pontuações e fases do Jogo Move Hero, sendo a progressão baseada na tabela de pontuação. Ao final da 1 sessão foi aplicado o questionário de Usabilidade - System Usability Scale. Resultados: Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes para diminuição nos valores de Sarc-Calf (p=0,042) e aumento do SPPB (p= 0,020), ademais progressão relevante entre as fases (p= 0,026) e pontuações (p= 0,012). Já para o FPP houve diminuição dos valores obtidos sem significância estatística. Na usabilidade mais de 50% dos escores totais estão acima de 87 significando alto nível de usabilidade. Considerações finais: O protocolo proporcionou melhora na percepção e no desempenho físico dos participantes. O jogo de realidade virtual apresentou alto nível de usabilidade.
Introduction: With the growth of the elderly population, several studies describe health conditions, functionality and intervention measures, however they are dedicated to the population in community and/or institutionalized environments. There are few people who treat elderly people in situations of social vulnerability. Objective: Analyze the physical performance and usability of a virtual reality game in elderly people in socially vulnerable situations. Methodology: This is a longitudinal descriptive study, with residents of the Special Care Center for the Elderly. For inclusion, participants completed a sociodemographic data form, health conditions and mental status examination. As a pre and post-intervention assessment measure, they responded to Sarc-Calf Scale, Hand Grip Test (FPP) and the Short Physical Performance Battery (SPPB). The protocol consisted of 5 sessions, with 3 games in a standing position, recording the scores and phases of the Move Hero Game, with progression based on the scoring table. At the end of the 1 session, the Usability questionnaire - System Usability Scale was administered. Results: Statistically significant differences were found for a decrease in Sarc-Calf values (p=0.042) and an increase in SPPB (p= 0.020), also relevant progression between phases (p= 0.026) and scores (p= 0.012). As for the FPP, there was a decrease in the values obtained without statistical significance. In usability, more than 50% of the total scores are above 87, meaning a high level of usability. Final considerations: The protocol provided an improvement in the participants perception and physical performance. The virtual reality game presented a high level of usability.
Descrição
Palavras-chave
realidade virtual , saúde do idoso , vulnerabilidade social , desempenho físico funcional , virtual reality , health of the elderly , social vulnerability , physical functional performance
Assuntos Scopus
Citação