Planos e contraplanos: uma cartografia das cineastas brasileiras nas duas primeiras décadas do século XXI
Tipo
Tese
Data de publicação
2024-08-09
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Cavassani, Maria Fernanda
Orientador
Coutinho, Suzana Ramos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Silveira, Isabel Orestes
Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Taddei , Ana Laura Maria Gamboggi
Silva, Miriam Cristina Carlos
Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Taddei , Ana Laura Maria Gamboggi
Silva, Miriam Cristina Carlos
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A presente pesquisa realizou uma cartografia da produção cinematográfica feminina no Brasil durante as duas primeiras décadas do século XXI, utilizando como referência dois dos mais importantes eventos do audiovisual nacional: o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e o Festival de Cinema de Gramado. Este estudo se destaca por uma abordagem que, fundamentada em dados recentes, examinou as produções tanto em termos quantitativos quanto qualitativos, incluindo dimensões como gênero, oportunidades, e a recepção crítica e do público. Além disso, investigou-se as escolhas narrativas e a coerência interna das representações do feminino, tanto diante quanto por trás das câmeras. A metodologia cartográfica, aliada às teorias de Estudos Culturais (Stuart Hall), de Gênero (Simone de Beauvoir) e de Cinema (Robert Stam e Jacques Aumont), constituiu o alicerce conceitual aos estudos desenvolvidos. Foram também consideradas fontes acadêmicas, sites e obras literárias que contribuíram para as questões levantadas por esta pesquisa, como a maneira pela qual as cineastas refletem, de forma explícita ou implícita, questões relacionadas ao universo feminino por meio de elementos cinematográficos, bem como sua postura ideológica frente a essas temáticas. Durante o estudo, observaram-se mudanças temáticas ao longo do tempo, especialmente em função das diversas formas de expressão da identidade feminina no contexto da realização cinematográfica. Assim, a elaboração interdisciplinar de uma cartografia das cineastas brasileiras nas duas primeiras décadas do século XXI revelou-se uma tarefa promissora, pois ofereceu novas perspectivas de análise que ultrapassaram o âmbito estritamente cinematográfico, considerando que essas produções estão entrelaçadas com a realidade social e cultural. Ademais, a tese possui relevância social, ao contribuir para o avanço da igualdade de gênero, destacando e refletindo sobre o papel das mulheres na cinematografia brasileira. Os dados e conclusões obtidos por meio deste estudo também podem ser utilizados para fomentar ações que promovam maior equidade de oportunidades para as mulheres no cinema nacional.
Descrição
Palavras-chave
gênero , audiovisual , cartografia , cinema , feminino , festivais de cinema