Os impactos na alfabetização da pandemia causados pelo Coronavírus

Imagem de Miniatura
Tipo
TCC
Data de publicação
2022-11-30
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva , Sandra Marcia da
Orientador
Nunes , Élida Jacomini
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
Este trabalho tem como objetivo estudar os impactos causados pela pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), no que diz respeito ao processo de alfabetização de crianças que estão nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Procuraremos verificar como o processo de alfabetização foi modificado ao longo do tempo, em uma reflexão teórica sobre os conceitos de alfabetização. Temos como objetivo analisar as consequências do isolamento social no processo de alfabetização das crianças que estão iniciando nos primeiros anos do ensino infantil e as perspectivas de professoras alfabetizadoras, no que diz respeito às práticas docentes relacionadas à leitura e à escrita efetivadas durante a pandemia. O caminho metodológico traçado para a realização desta pesquisa foi referencial teórico e bibliográfico nas concepções da alfabetização. O presente estudo apresenta abordagens de investigação de campo, em caráter ilustrativo, com coleta informal, onde verificou-se aspectos pertinentes que demonstram as consequências da pandemia no desenvolvimento das crianças, uma vez que essa é uma fase fundamental para as intervenções pedagógicas, interação social e estímulos, os quais, no processo de alfabetização, foram totalmente prejudicados sem a presença do professor como mediador, importante nos anos iniciais da aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
aprendizagem , alfabetização , isolamento social
Assuntos Scopus
Citação