Cultura digital e recursos didáticos par a formação docente: criação de protótipo de aplicativo Conect Prof para apoio à prática pedagógica
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Tipo
TCC
Data de publicação
2023-06-13
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Souza , Carolina Ribeiro de
Orientador
Lopes , Ana Lúcia de Souza
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Programa
Resumo
Este trabalho possui uma abordagem qualitativa e trata sobre a temática da
incorporação das tecnologias e da cultura digital como objeto de aprendizagem e de
formação docente em contextos escolares. A pesquisa propõe a sua investigação de
forma a articular teoria e prática tendo em vista como os recursos digitais podem
apoiar e auxiliar professores do ensino fundamental, especialmente nos anos iniciais,
com materiais e recursos que contribuam para práticas de sala de aula uma melhor
ação junto as crianças deste nível de ensino, especialmente as que apresentem
dificuldades de aprendizagem. Para tanto, desenvolveu-se um protótipo de aplicativo
denominado “Conect Prof”, utilizando a ferramenta “Fábrica de Aplicativos”. O objeto
de aprendizagem serve de apoio à prática pedagógica, a partir da curadoria e reunião
de materiais e recursos didáticos e tecnológicos e de conteúdos significativos para os
docentes. Foi estruturado em sessões de materiais de apoio, pesquisa, inclusão e
ainda um chat disponível em que os professores poderão compartilhar suas
experiências. Para verificar a potência da proposta foi elaborado um instrumento de
validação, submetido a professores das redes pública e privada de ensino com o
objetivo de identificar pontos fortes, pontos a serem melhorados, bem como a
viabilidade do objeto e seu uso por professores da Educação Básica. A partir dos
resultados da validação, o aplicativo é considerado importante devido ao seu acervo
de conteúdos tecnológicos e pedagógicos e possuir recursos significativos, com
destaque para as sessões “Inclusão” e “Pesquisa” que possuem direcionamento para
os docentes em abordagens pedagógicas que os mobiliza a obterem mais
informações sobre o tema. Destaca-se que a mobilidade do aplicativo permite que
todos os materiais estejam juntos em um espaço virtual, o que facilita o trabalho de
pesquisa e consulta dos docentes. Identifica-se a necessidade de enriquecer o
aplicativo com novos materiais e recursos, mas entende-se que a partir da iniciativa
desta pesquisa, na qual o próprio aplicativo oferece um espaço colaborativo como o
“chat de professores” tem-se a oportunidade de troca e de construção de novos
conhecimentos entre os pares.
Descrição
Palavras-chave
educação , cultura digital , M-Learning (mobilidade) , inclusão , formação docente