Afetividade: a importância do cuidar na Educação Infantil
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Tipo
TCC
Data de publicação
2023-12-04
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Andrade , Victoria Lima
Orientador
Silva , Debora da Silva Cardoso
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Programa
Resumo
Esta monografia aborda a influência da afetividade nas rotinas das creches e seu impacto no
processo de ensino e aprendizagem, visando discutir sobre a indissociabilidade entre o educar
e o cuidar na educação infantil. Para tanto foram analisados documentos oficiais legislativos
(BNCC, RCNEI, DCN e DCNEI), além de obras publicadas com materiais escritos e
audiovisuais de pesquisadores renomados em educação infantil como Gonzalez-men;
Widmeyer-eye (2014), Richter; Barbosa (2010), Bujes (2001), Maranhão (2023), DeVries;
Zan (1998), Unesp; Univesp TV (2011). A metodologia inclui observação e registros escritos
da rotina do grupo de crianças e das ações e relações dos profissionais de uma creche
específica, pautada num roteiro de observação. A observação foi direcionada às ações do
educar e cuidar, identificando as possibilidades de assegurar sua indissociabilidade. As
análises fundamentaram-se em obras relevantes da área, revelando resultados que evidenciam
uma concepção construída pelos profissionais observados, que associa as ações de cuidado
exclusivamente às necessidades fisiológicas e biológicas. Enquanto as ações educativas eram
assimiladas ao contexto instrutivo e de ensino. Esses resultados sugerem incompreensão dos
profissionais em relação à indissociabilidade entre cuidar e educar, o que reflete uma
abordagem mecanizada e inadequada nas rotinas da creche observada.
Descrição
Palavras-chave
educação infantil , afetividade , cudiar e educar , creche