Atuação do pedagogo e o Transtorno do Espectro Autista na infância
Arquivos
Tipo
TCC
Data de publicação
2023-12-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Azevedo , Marcella Mantello de
Orientador
Souza , Sheila Carla de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um quadro complexo que acomete crianças
precocemente e causa prejuízos significativos nos distintos domínios de
desenvolvimento humano. Considerando o avanço da ciência, o aumento de
diagnósticos e a educação especial na perspectiva inclusiva, é urgente que o
Pedagogo se aprofunde e compreenda o quadro e as possibilidades de atuação com
esse alunado na escola. Frente a isso, o objetivo deste estudo é compreender a
atuação do Pedagogo com crianças com TEA na infância. A metodologia empregada
é revisão bibliográfica descritiva de análise qualitativa. As principais conclusões
apontam que a formação inicial do Pedagogo é insuficiente para atuar com esse
público na escola. A necessidade de formação continuada de professores e de
estratégias diversificadas, destacando-se o conhecimento do TEA, ludicidade, jogos
e recursos visuais, para o atendimento dessas crianças. A importância da interação
entre a equipe multidisciplinar e o diagnóstico precoce para estímulos e ações focadas
com vistas a um desenvolvimento infantil integral. Por fim, indica-se que haja
pesquisas de campo com imersão no cotidiano escolar.
Descrição
Palavras-chave
TEA , formação docente , autismo infantil