Bilinguismo na educação básica: aplicação da BNCC na abordagem CLIL do programa bilíngue
Arquivos
Tipo
TCC
Data de publicação
2023-12-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Eymery , Guillaume Franck
Orientador
Nunes , Élida Jacomini
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
O ensino com programa bilingue português-inglês está se desenvolvendo nas escolas da
educação básica no país, especialmente nas escolas particulares dos grandes centros urbanos.
Esse ensino acontece principalmente usando a abordagem CLIL que foca ao mesmo tempo na
língua e no conteúdo. Nesse tipo de abordagem, o currículo escolar é ensinado nas duas línguas.
Desde 2018, a BNCC norteia a construção curricular de cada escola. Assim, mesmo se ela não
menciona o ensino bilingue português-inglês, os professores têm a obrigação legal de aplicar
os elementos da BNCC no programa bilingue com abordagem CLIL. O objetivo desse trabalho
é investigar essa aplicação usando a pesquisa bibliográfica colocada em perspectiva com a
pesquisa de campo, essa sendo a observação qualitativa na sala de aula do programa bilíngue
no ensino fundamental – anos finais num colégio particular bilíngue da grande São Paulo. Os
resultados encontrados confirmaram as proximidades teóricas entre a BNCC e a abordagem
CLIL e a pertinência da sua aplicação no programa bilingue. Porém, apareceu algumas
persistências das práticas do ensino tradicional na escola que podem prejudicar o sucesso da
abordagem e as suas articulações com o conteúdo curricular.
Descrição
Palavras-chave
Abordagem CLIL , BNCC , bilinguismo , programa bilingue , língua inglesa