Documentação pedagógica: a importância para o trabalho docente na Educação Infantil

Imagem de Miniatura
Tipo
TCC
Data de publicação
2023-12-07
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Cavalheri, Simone Muniz Ribeiro
Orientador
Cardoso, Débora da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
A presente pesquisa teve como principal objetivo analisar a importância da documentação pedagógica como abordagem para o processo educativo na Educação Infantil. Buscou-se também compreender o conceito de documentação pedagógica, as suas funções e a sua relevância nas práticas docentes diárias na Educação Infantil. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa que contou como principais procedimentos metodológicos o estudo bibliográfico e a análise documental, visando analisar criticamente o que a literatura produzida na área da educação apresenta sobre tal experiência. Por meio dos resultados encontrados foi possível constatar que a documentação pedagógica possibilita ao educador da primeira infância revisitar as suas práticas docentes, compreendendo as razões do trabalho realizado, as dificuldades apresentadas pelas crianças, bem como todo o seu processo de aprendizagem. Somado a isso, a pesquisa também revelou que, ao documentar, o professor compartilha não só a construção das aprendizagens das crianças, mas também a sua própria aprendizagem, destacando o papel da reflexão/autorreflexão que a documentação pedagógica acarreta, permitindo ao professor perceber o seu próprio potencial como aprendiz.
Descrição
Palavras-chave
documentação pedagógica , educação infantil , práticas docente , reflexão , aprendizagem
Assuntos Scopus
Citação