O circo como projeto interdisciplinar na formação docente

Imagem de Miniatura
Tipo
TCC
Data de publicação
2023-12-07
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Ferreira , Ana Paula de Queiróz
Orientador
Martins , Mirian Celeste Ferreira Dias
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
O circo tem ocupado uma diversidade de espaços sociais, sendo também apresentado em escolas. Mas, esse cheiro novo de aventura, conhecimento, inovações tecnológicas e instalações atraentes que interagem com o público sem perder a sua essência, poderia ampliar a sua ação na escola? De que modo? Nas pesquisas se percebeu um potencial educativo, mas a literatura revelou que há poucos estudos científicos sobre a potência circense interdisciplinar no espaço escolar. Por que um tema rico e potente é trabalhado de forma fragmentada? Por que não trabalhar suas potencialidades educativas de modo interdisciplinar, democrático e participativo? Como um projeto na escola poderia considerar o aluno como protagonista no processo de ensino - aprendizagem? A partir destas questões a pesquisa, fundamentada em teóricos como Leite (2018), Lemke, (2022), Ribeiro; Cardani; Rodrigues; Bortoleto (2021), apresenta as artes circenses, sua memória, seus protagonistas e sua presença como patrimônio cultural que está presente também nas artes visuais. Com o objetivo de investigar o trabalho interdisciplinar por meio de projetos interdisciplinares com o tema circo, foi realizada uma entrevista com uma educadora social em uma OSC (Organização da Sociedade Civil) e o acompanhamento de uma intervenção pedagógica com estudantes do Curso de Pedagogia em uma escola de Educação Infantil. Foi possível perceber a aprendizagem mais significativa, tanto para os docentes quanto para os discentes na formação docente, bem como compreender o conceito de projeto como uma metodologia ativa, sensível e inventiva.
Descrição
Palavras-chave
interdisciplinaridade , projeto , formação docente
Assuntos Scopus
Citação