Segundo sinal: um estudo sobre evasão escolar e o ensino de jovens e adultos entre pessoas LGBTQIA+ para a produção de um videodocumentário

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Tipo
TCC
Data de publicação
2023-12-05
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Rego, Pedro Lima
Orientador
Santoro, André Cioli Taborda
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Programa
Resumo
O presente Relatório de Produção aborda a realização de um videodocumentário sobre evasão escolar entre pessoas da comunidade LGBTQIA+, destacando a variedade de motivos para o abandono acadêmico, incluindo a necessidade de trabalhar e a discriminação nas escolas, que afeta significativamente os estudantes não-heterossexuais, com a intenção de conscientizar a sociedade sobre essa questão, enfatizando as histórias e lutas dessas pessoas, além de analisar as causas, os prejuízos do abandono da educação e a situação do ensino de adultos no Brasil. A importância da educação como Direito Humano é destacada, em contraste com as elevadas taxas de evasão escolar, de acordo com relatórios produzidos por órgãos competentes e apresentados no referencial teórico do trabalho. O Ensino de Jovens e Adultos (EJA) é mencionado como um projeto relevante para a conclusão posterior dos estudos. O TCC também ressalta os desafios adicionais enfrentados em especial pela população transgênero, como a prostituição, devido à exclusão do mercado formal de trabalho por conta da falta de conclusão do ensino básico. A carência de dados sobre o assunto é, do mesmo modo, alvo de discussão teórica no decorrer do trabalho. Entrevistas com estudantes LGBTQIA+ que deixaram a escola e hoje retornam às salas de aula através do EJA para concluir os estudos e especialistas em educação, direitos LGBTQIA+ e saúde mental foram realizadas na peça documental, a fim de compreender as causas e as medidas de combate e redução dos danos desse problema.
The present Production Report addresses the making of a video documentary on school dropout among LGBTQIA+ community members, highlighting the variety of reasons for dropping out of classrooms, including the need to work and the discrimination in schools, which significantly affects non-heterosexual students, with the intention of raising awareness in society about this issue, emphasizing the stories and struggles of these people, as well as analyzing the causes, the consequences of educational abandonment, and the situation of adult education in Brazil. The importance of education as a Human Right is also emphasized, in contrast to the high dropout rates, according to reports produced by competent authorities and presented in the theoretical framework of the work. The Adults and Young Adults Education is mentioned as a relevant project for the later completion of studies. The thesis also highlights the additional challenges faced, especially by the transgender population, such as prostitution, due to exclusion from the formal job market owing to a lack of basic education completion. The lack of data on the subject is also a topic of theoretical discussion throughout the report. Interviews with LGBTQIA+ students who left school and are now returning to the classrooms through the Adults and Young Adults Education to complete their studies, as well as experts in education, LGBTQIA+ rights, and mental health, were conducted in the documentary piece to understand the causes and measures to combat and reduce the harm of this problem.
Descrição
Trabalho aprovado com o conceito EXCELENTE.
Palavras-chave
evasão escolar , LGBTQIA+ , Ensino de Jovens e Adultos (EJA) , educação
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