Abordagens de educação ambiental em documentários: uma análise reflexiva das concepções conservadora e crítica

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Tipo
TCC
Data de publicação
2023
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Scarabotto, Beatriz Penha
Orientador
Pechliye, Magda Medhat
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Programa
Resumo
Considerando que, apesar do crescimento no número de produções audiovisuais de viés ambientalista e da maior importância que tem sido dada à educação ambiental dentro e fora da sala de aula, os problemas socioambientais não parecem estar diminuindo, este trabalho consiste na análise de dois documentários, “Uma verdade Inconveniente” (2006) e “Esqueça Banhos Mais Curtos” (2015), que abordam o mesmo tema de maneiras divergentes. Pretendeu-se proporcionar uma compreensão das nuances de duas concepções de educação ambiental, a conservadora e a crítica, por meio da comparação entre esses dois documentários, evidenciando como diferentes abordagens de educação moldam e influenciam o tipo de discurso ambientalista adotado por cada um. Revisitando os conceitos de aprendizagem significativa, reflexão e diálogo, percebeu-se que “Uma Verdade Inconveniente” culpabiliza o indivíduo, em detrimento da culpabilização do sistema sociopolítico, enquanto “Esqueça Banhos Mais Curtos” deposita a responsabilidade não em atitudes individuais, mas no sistema socioeconômico vigente e, portanto, um deles se aproximaria mais de uma EA crítica, enquanto o outro representaria a visão da EA conservadora.
Descrição
Palavras-chave
educação ambiental crítica , educação ambiental conservadora , documentários , educação dialogada , aprendizagem significativa
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