Crianças com o Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil: o papel do pedagogo

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Tipo
TCC
Data de publicação
2023-06-07
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Ramos , Beatriz Bachur Fiori Gonçalves
Orientador
Souza , Sheila Carla de
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Programa
Resumo
Esse estudo se propõe a investigar o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas características, além da relação entre família, escola, professores e educação inclusiva/especial no que concerne ao pleno desenvolvimento de crianças com TEA na fase da Educação Infantil, e principalmente o papel do professor para tal. O objetivo é mapear variadas estratégias multidisciplinares que possam contribuir para o pleno desenvolvimento de crianças com TEA desde a educação infantil. Para isso, o método escolhido foi o de revisão bibliográfica. Os resultados obtidos apontam para a importância da comunicação contínua e da partilha de cuidados entre família, escola e professores para que haja o melhor desenvolvimento de crianças com TEA. As conclusões do estudo revelam que é preciso investir na formação de professores de educação infantil e suas interações para a inclusão de crianças com TEA, além da integração entre escola e família. A limitação que identificamos na produção do artigo foi a dificuldade para encontrar literatura sobre a temática na língua portuguesa, especialmente textos que relacionam estratégias de integração entre família, escolas e docentes. Já a perspectiva futura é a de que este estudo possa servir de base para estudos sobre a importância da integração multidisciplinar de pais, instituições de ensino e professores no que concerne ao pleno desenvolvimento de crianças com TEA em escolas infantis.
Descrição
Palavras-chave
TEA , educação infantil , educação inclusiva
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