A brincadeira e a interação como potencializadoras do desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil

Thumbnail Image
item.page.type
TCC
Date
2022-06-15
item.page.ispartof
item.page.citationsscopus
Authors
Lima , Maria Janaina Freire de
publication.page.advisor
Silva , Debora da Silva Cardoso
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
publication.page.board
publication.page.program
Abstract
A pesquisa aborda uma temática de grande relevância, a inserção de jogos e brincadeiras que são acentuadas como a ludicidade no processo de ensino aprendizagem das crianças da Educação Infantil e suas interações, pois na Educação Infantil as crianças compartilham de um conjunto de situações que promovem as ações estruturantes para o bem-estar dentro da escola e com base nos seus valores significativos da interação social, na autonomia e cooperação. O objetivo desta pesquisa é apresentar um estudo sobre a importância e os benefícios inerentes a inserção dos jogos e brincadeiras na interação como potencializadoras no desenvolvimento da aprendizagem da Educação Infantil. Os métodos aplicados para a realização dessa pesquisa consistem em uma pesquisa bibliográfica em caráter exploratório, pois a parte inerente a contextualização condiz com materiais como artigos e demais periódicos retirados das bases de dados Scielo, Google Acadêmico e CAPES com a aplicação de descritores que melhor condizem com a temática abordada. Os resultados demonstraram que a escola é um ambiente interessante e atraente, servindo como base para estimular o desenvolvimento integral da criança, que possibilitam as manifestações corporais, para que se encontrem o significado na relação em que as crianças mantêm com o mundo, de forma que garantam os resultados positivos inerentes a esse processo. Concluiu-se que os jogos e brincadeiras abriram possibilidades de interação com a cultura infantil que envolve a ludicidade.
Description
Keywords
brincadeiras , jogos , interações , educação infantil , ludicidade
item.page.scopussubject
Citation