A importância da intervenção pedagógica em crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil

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Tipo
TCC
Data de publicação
2023-06-07
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Soares , Aialas Maciel
Orientador
Souza , Sheila Carla de
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Programa
Resumo
As crianças com TEA podem apresentar prejuízos em suas interações sociais, dificuldade de comunicação, comportamentos rígidos e ritualísticos com interesses restritos, impactando o curso de vida das crianças e de suas famílias. Na educação infantil, é fundamental que haja um entendimento adequado sobre o TEA e estratégias de intervenções específicas para atender às necessidades destas crianças. O objetivo geral desse estudo é apresentar a importância e os benefícios das intervenções pedagógicas para a inclusão de alunos com autismo na Educação Infantil. Os procedimentos metodológicos escolhidos são pesquisas bibliográficas descritivas de análise qualitativa. Os resultados indicam que as práticas pedagógicas importantes para o professor são a criação de ambientes organizados, flexibilidade e adaptações curriculares, conhecimento e estímulo das potencialidades de cada aluno, reconhecimento sobre o brincar e o lúdico como recursos importantes no processo de ensino-aprendizagem das crianças com autismo e necessidade de os professores estarem conscientes de suas responsabilidades e de formação continuada. Conclui-se que há necessidade de aprimoramento nos processos de inclusão escolar desse aluno e que o professor tem um papel importante no desenvolvimento de crianças com TEA. Estudos de campo precisam ser desenvolvidos para que novas estratégias possam ser apontadas e ampliados os repertórios de intervenções pedagógicas dos professores que atuam na Educação Infantil com essa população.
Descrição
Palavras-chave
autismo , inclusão , intervenção pedagógica , aprendizagem
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