O Método Montessori e educação intercultural: aproximações possíveis a partir de um estudo de caso em uma escola primária na Itália
Tipo
TCC
Data de publicação
2022-06-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Dell'Olio, Francesca
Orientador
Neto , João Clemente de Souza
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
Em um mundo globalizado, que aproxima e justapõe inúmeras línguas e culturas em uma convivência
muitas vezes forçada por necessidades sociais, econômicas e pessoais, a educação tem o importante
papel de formar os educandos para que possam realizar o próprio projeto de vida e que saibam se
posicionar criticamente, compreendendo a cidadania como participação social e política, colocandose de forma responsável nas diferentes situações sociais . Nesse cenário, surge a necessidade de analisar novos aspectos de métodos pedagógicos já firmados para podermos nos engajar com os desdobramentos extremamente atuais que apresentam. Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas
reflexões a respeito dos aspectos interculturais presentes na proposta educacional que embasa o método Montessori, especialmente no que diz a respeito da autonomia, complexidade e responsabilidade. Entendendo que linguagem, identidade e realidade são co-criadas, sendo compartilhadas pelas
formas de como pensamos e entendemos o mundo, este trabalho focalizou-se nos aspetos linguísticos
e suas didáticas. Quanto ao método, realizou-se um estudo de caso em uma escola primária italiana
montessoriana, no qual foram observadas 9 crianças do primeiro e segundo ano, de origem não-italiana, entre 6 e 8 anos, bem como suas interações ao longo das aulas regulares e de italiano L2. Objetivou-se observar as relações entre educação, linguagem e interculturalidade no método Montessori
que contribuem para a formação pessoal do aluno como cidadão crítico, além de criar bases para uma
sociedade democrática. Os fundamentos epistemológicos do método Montessori e suas práticas em
sala de aula desafiam as metodologias educacionais tradicionais, abrindo espaços para pensarmos
novos mundos.
Descrição
Palavras-chave
Método Montessori , educação intercultural , autonomia , responsabilidade , complexidade , linguagem