Identificação das variações de perfis de jogadores por meio da geração procedural de conteúdo
Tipo
Tese
Data de publicação
2024-02-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Ohata, Daniel Domingos Akira de Sá Pimentel
Orientador
Akamine, Cristiano
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Azevedo, Vera Lucia Antonio
Turnes Junior, Pericles do Prado
Cardoso, Alexandre
Martins, Rafael Oliveira
Turnes Junior, Pericles do Prado
Cardoso, Alexandre
Martins, Rafael Oliveira
Programa
Engenharia Elétrica e Computação
Resumo
A identificação do perfil dos jogadores é relevante não só para compor a análise do engajamento e motivação em um determinado jogo digital, como também deve ser considerada na proposição deste tipo de mídia. Desta forma, o presente trabalho propõe, por meio da categorização de Bartle e da adoção de técnicas de geração procedural de conteúdo, o desenvolvimento e a avaliação (em sessões de jogo) de um jogo digital adaptativo para investigar se as variações no ambiente do jogo afetam os perfis primário e secundário dos jogadores. Assim, a pesquisa busca contribuir no processo de mapeamento e reconhecimento dos diferentes tipos de jogadores, analisando como suas preferências e comportamentos evoluem diante das adaptações dinâmicas do jogo. A metodologia envolveu a implementação, por meio da plataforma Unity, de um sistema inteligente capaz de ajustar os elementos do jogo com base nas interações do jogador, buscando contribuir para uma experiência de jogo personalizada. Os resultados obtidos contribuem para enriquecer a compreensão dos fatores que influenciam os perfis de jogadores, fornecendo insights relevantes para o design de jogos adaptativos e para a customização eficiente de experiências de jogo.
Descrição
Palavras-chave
perfil de jogador , jogo classificador , geração procedural de conteúdo , jogo digital adaptativo , inteligência artificial