Confiança e comparação do modo escuro sob o modo claro em smartphones: uma proposta voltada à venda para usuários de diferentes faixas etárias
Tipo
TCC
Data de publicação
2023-12-10
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Sichetti, Rafael Hessel
Souza, Raphael Freitas Nogueira de
Souza, Raphael Freitas Nogueira de
Orientador
Gois, Marcillyanne Moreira
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
Plataformas de e-commerce devem transmitir confiança para o
usuário. Com a ascensão do modo escuro, procura-se analisar de que forma
ela impacta diferentes gerações em questão de confiabilidade. Primeiro, foi
realizada a revisão da literatura da área para entender a relevância do tema.
Um teste de usabilidade foi aplicado a um grupo de 28 pessoas pertencentes a
dois grupos, de 24 anos ou menos e de 55 anos ou mais, respectivamente. Nele
foi submetido dois protótipos de e-commerce mobile para avaliação, um no
modo claro e outro no modo escuro, além de perguntas sobre o comportamento
online dos participantes. O estudo concluiu que houve uma maior rejeição ao
protótipo em modo escuro pelos participantes mais velhos.
E-commerce interfaces should convey thrust for its users. With the rise of the dark mode, this study looks to analyze how it impacts the perception of trust in between different generations. First, a literature review was done to understand the subjects relevancy. A usability test was applied to a group of 28 people belonging to two groups, of 24 or less and of 55 or more years. In it two mobile e-commerce prototypes were submitted for the evaluation, one in light mode and other in dark mode, along with questions regarding the participants online behavior. The study concluded that there was a stronger rejection to the dark mode prototype in the elders.
E-commerce interfaces should convey thrust for its users. With the rise of the dark mode, this study looks to analyze how it impacts the perception of trust in between different generations. First, a literature review was done to understand the subjects relevancy. A usability test was applied to a group of 28 people belonging to two groups, of 24 or less and of 55 or more years. In it two mobile e-commerce prototypes were submitted for the evaluation, one in light mode and other in dark mode, along with questions regarding the participants online behavior. The study concluded that there was a stronger rejection to the dark mode prototype in the elders.
Descrição
Indicado para publicação.
Palavras-chave
modo escuro , modo claro , vendas , interface , e-commerce , dark mode