Materiais autênticos digitais nas aulas de língua inglesa dos anos finais do Ensino Fundamental

Imagem de Miniatura
Tipo
TCC
Data de publicação
2023-12-07
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Pratavieira, Isabela França
Orientador
Martins, Valéria Bussola
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
As mídias sociais estão presentes na vida da maioria das pessoas. É a partir dessa realidade que surge este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Esta pesquisa teve como objetivo discutir o impacto da tecnologia digital na educação contemporânea e compreender como os conteúdos produzidos e por jovens podem ser incorporados na escola. Para tanto, traçou-se um percurso teórico acerca da Cultura Digital e Aprendizagens e sobre o perfil dos jovens da geração Z. O olhar da pesquisa detevese sobre objetos de conhecimento específicos trabalhados nas disciplinas escolares na área de Língua Inglesa. Sendo o problema de pesquisa deste TCC: quais são os caminhos metodológicos para que os conteúdos publicados nas mídias sociais possam ser trabalhados nas aulas de Língua Inglesa do 6º ao 9º ano do Fundamental? Na busca pela solução do problema apresentado, foi realizada uma pesquisa com professores da etapa escolhida para a concretização deste trabalho. Buscou identificar e sugerir como as mídias digitais e os conteúdos publicados poderiam ser utilizados como ferramentas dos professores no ensino formal. Os resultados dessa pesquisa mostraram que o conteúdo/material produzido pelos influenciadores é significativo, pois, muitas vezes, além de evidenciar a língua em uso, dialoga com as disciplinas e seus conteúdos, podendo ser utilizado como ferramenta de apoio ao docente na sala de aula. Dentre as possibilidades, identificou-se o uso como um material didático pré-aula ou pós-aula, a partir da intencionalidade do educador, ou ainda como um material complementar caso os alunos queiram aprofundar mais a temática estudada. Compreendeu-se que o uso desses recursos vai ao encontro de demandas atuais e podem mudar a dinâmica das aulas, possibilitando o acesso à prática de construção de conhecimentos.
Social media is present in people's lives. This research aimed to discuss the impact of digital technology on contemporary education and understand how content produced by digital influencers can be incorporated into school. A theoretical path was outlined regarding Digital Culture and Learning and the profile of young people from generation Z. The research focus was on specific objects of knowledge worked on in school subjects in the area of English Language. The research problem of this thesis was: what are the methodological paths so that content published on social media can be worked on in English classes from the 6th to the 9th year of Elementary School? In the search for a solution to the problem presented, a survey was carried out with teachers from the stage chosen to carry out this work. It sought to identify and suggest how digital media and published content could be used as teachers' tools in formal education. The results of this research showed that the material produced by digital influencers is significant, as, often, in addition to highlighting the language in use, it dialogues with the subjects and their contents, and can be used as a support tool for teachers in the classroom. Among the possibilities, the use was identified as pre-class or post-class teaching material, based on the educator's intention, or even as complementary material if students want to delve deeper into the topic studied. It was understood that the use of these resources meets current demands and can change the dynamics of classes, enabling access to the practice of knowledge construction.
Descrição
Trabalho aprovado com o conceito EXCELENTE.
Palavras-chave
Língua Inglesa , ensino , cultura digital , mídias sociais
Assuntos Scopus
Citação