Características das exportações brasileiras para os países da Liga Árabe entre 1997 e 2002
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2024-02-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silveira, Mical Bento da
Orientador
Scarano, Paulo Rogério
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Muramatsu, Roberta
Racy, Joaquim Carlos
Racy, Joaquim Carlos
Programa
Economia e Mercados
Resumo
O objetivo do presente trabalho é identificar as características das exportações brasileiras para os países da Liga Árabe. Para tanto, parte-se de uma revisão da literatura para melhor entender a religião Islâmica e o seu impacto sobre a economia e a vida dos muçulmanos, além de sintetizar a evolução das relações internacionais entre Brasil e Oriente Médio. Em seguida, é realizada uma análise exploratória dos dados das exportações brasileiras mundiais e para Liga Árabe, com destaque especial às carnes, por ter grande representatividade na cesta de produtos que são exportados pelo Brasil para a Liga Árabe e porque, como regra geral, a carne importada pelos países pertencentes a Liga Árabe é essencialmente um produto halal. As análises identificaram o possível impacto do aumento do preço das commodities, do crescimento do PIB per capita e da população da Liga Árabe nas exportações brasileiras em geral – e de carnes em particular –, para o mundo árabe. As análises realizadas apontam que a Liga Árabe, quando vista como um bloco, é um parceiro comercial relevante nas exportações do Brasil. Quando é observada a importação de carne feita pela Liga Árabe, vemos que o Brasil é um de seus principais fornecedores. A carne é responsável por uma média de 25,60% de tudo que é exportado pelo Brasil para a Liga Árabe, o que pode ser associado à importância das relações internacionais mantidas entre eles e à conformidade do Brasil às exigências que regem os produtos halal, necessárias para que ele se mantenha como um dos principais parceiros comerciais da Liga Árabe no fornecimento de proteína animal.
Descrição
Palavras-chave
economia islâmica , relações internacionais , produtos halal , exportações , Liga Árabe