Vieses de excesso de confiança e aversão às perdas no contexto do mercado do agronegócio: um estudo sobre o uso de cartões de crédito private label

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Tipo
Tese
Data de publicação
2024-02-09
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Garbe, Hugo de Souza
Orientador
Cesar, Ana Maria Roux Valentini Coelho
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Perez , Gilberto
Nakamura, Wilson Toshiro
Sales, George André Wilrich
Gama, Ana Paula Matias
Programa
Controladoria e Finanças Empresariais
Resumo
Esta tese teve como pano de fundo o estudo das teorias de Economia Comportamental, especificamente à luz das decisões dos consumidores e dos agentes econômicos. Nesse contexto, o objeto de pesquisa foi analisar as teorias comportamentais de aversão a risco, excesso de confiança. Teve-se como problema de pesquisa a seguinte questão: Como os vieses de excesso de confiança e aversão às perdas influenciam as decisões financeiras dos agricultores e das empresas do agronegócio no contexto do uso de cartões de crédito private label? Objetivo da Tese – O objetivo desta tese de doutorado foi investigar e analisar os vieses de excesso de confiança e aversão às perdas no contexto do mercado do agronegócio, com foco específico no uso de cartões de crédito private label. Pretendeu-se realizar uma pesquisa para entender como esses vieses comportamentais influenciam as decisões financeiras dos agricultores e das empresas do agronegócio ao utilizar cartões de crédito private label.Metodologia/Abordagem: A pesquisa foi conduzida por meio de uma análise quantitativa dos dados coletados por meio do survey enviado aos participantes do mercado do agronegócio. O survey foi distribuído eletronicamente, resultando em 1.053 solicitações de respostas. Destas, 256 foram preenchidas e retornadas, formando a amostra para análise.A Realização de uma análise descritiva dos dados para entender as características demográficas dos participantes, como idade, gênero, localização geográfica e ocupação no agronegócio.Avaliação dos vieses de excesso de confiança e aversão às perdas por meio de perguntas específicas no survey com o objetivo de examinar as relações entre os vieses comportamentais (excesso de confiança e aversão às perdas) e variáveis financeiras, como gastos, endividamento e investimento no contexto do agronegócio. Resultados – foi possível entender os padrões de como o excesso de confiança e a aversão às perdas podem moldar as escolhas de compra, as práticas de endividamento e as estratégias de investimento dos agentes agrícolas Implicações práticas para a empresa objeto do estudo e para o setor econômico – Esperou-se contribuir para a personalização no mercado de cartões de crédito levando-se em consideração a oferta de produtos de acordo com os perfis dos clientes especialmente no tocante a sua aversão a risco e a seu perfil em termos de excesso de confiança. Implicações Sociais – Com o presente estudo, o usuário de cartões de crédito pode ser atendido de forma personalizada, melhorando sua satisfação com o setor, preservando sua liberdade de escolha e informando-o sobre potenciais riscos relacionados a seu perfil de aversão ao risco e a sua potencial incorrência no viés do excesso de confiança. Originalidade e contribuições – Este estudo oferece uma contribuição à academia por meio de sua originalidade na análise dos vieses de excesso de confiança e aversão às perdas no contexto específico do mercado do agronegócio, com foco no uso de cartões de crédito private label. As principais áreas de originalidade e contribuições para a academia incluem: i) ao explorar vieses comportamentais em um contexto altamente específico, ou seja, o mercado do agronegócio. Investigar como vieses como excesso de confiança e aversão às perdas afetam as decisões financeiras neste setor oferece uma perspectiva original sobre o comportamento econômico dos agricultores e empresas agrícolas. Produto Tecnológico – Ao final do estudo, apresentou-se ferramentas de análise preditiva que utilizam algoritmos para prever padrões de comportamento financeiro com base nos vieses de excesso de confiança e aversão às perdas. Essas ferramentas podem ajudar agricultores e empresas a antecipar decisões financeiras e ajustar suas estratégias de acordo com seu viés comportamental .Limitações da Pesquisa: O presente estudo limitou-se à pesquisa de usuários de cartão do segmento Agro no Brasil.
Descrição
Palavras-chave
economia comportamental , aversão a risco , excesso de confiança , finanças
Assuntos Scopus
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