Matemática financeira: juros simples e compostos associados às progressões aritméticas e geométricas
Tipo
TCC
Data de publicação
2023-12-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Ferraz, Giovanna Montemor
Orientador
Almeida , Ariovaldo José de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
Este trabalho faz uma breve fundamentação teórica acerca da importância da educação
financeira no ensino médio e sobre quais competências e habilidades específicas a BNCC traz
no quesito matemática e suas tecnologias para o ensino médio. Com base em tal fundamentação
teórica é proposto relacionar os conteúdos de progressão aritmética e geométrica com os
conteúdos de juros simples e compostos. Além disso, busca-se identificar limites e
possibilidades de sistematização e aplicação desta temática para o ensino médio.
This work provides a brief theoretical foundation about the importance of financial education in high school and what specific skills and abilities BNCC brings in terms of mathematics and its technologies to high school. Based on this theoretical foundation, it is proposed to relate the contents of arithmetic and geometric progression with the contents of simple and compound interest. Furthermore, we seek to identify limits and possibilities for systematizing and applying this theme to secondary education.
This work provides a brief theoretical foundation about the importance of financial education in high school and what specific skills and abilities BNCC brings in terms of mathematics and its technologies to high school. Based on this theoretical foundation, it is proposed to relate the contents of arithmetic and geometric progression with the contents of simple and compound interest. Furthermore, we seek to identify limits and possibilities for systematizing and applying this theme to secondary education.
Descrição
Indicado para publicação
Palavras-chave
matemática financeira , educação financeira , juros simples , juros compostos , progressão aritmética , progressão geométrica , financial mathematics , financial education , simple interest , compound interest , arithmetic progression , geometric progression