Representações da memória em Christopher Nolan : a imagem-cristal em “Amnésia”, “A origem” e “Tenet”
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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2023-08-07
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
De Simone, Renan
Orientador
Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Paiero, Denise Cristine
Rizzo Júnior, Sérgio Alberto
Rizzo Júnior, Sérgio Alberto
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este trabalho propõe uma análise das representações de memória do cineasta Christopher Nolan a partir de três de seus filmes: “Amnésia” (Memento, 2000), “A Origem” (Inception, 2010) e “Tenet” (2020). Verifica-se aqui quais recursos foram empregados, bem que possíveis contribuições e/ou inovações o diretor possa ter trazido para tais representações no cinema, visto que é considerado um profissional extremamente comercial e, ao mesmo tempo, com olhar pessoal. As análises foram feitas pelo método de decupagem de duas cenas-chave por filme, sob a luz do conceito de imagem-cristal, de Gilles Deleuze, e apoiadas por outros dois autores pilares que tratam do cinema e da memória: David Bordwell e Henri Bergson. Para complemento e ampliação de perspectivas, foram realizadas aproximações e comparações com trechos de filmes consagrados, tais como “Cidadão Kane”, “O Ano Passado em Marienbad” e outros. Assim, o estudo apontou para como o diretor analisado se utiliza da narrativa clássica,
inserindo elementos novos e complexos nas produções, e produzindo o que Deleuze chama de imagem-cristal.
Descrição
Palavras-chave
Christopher Nolan , memória , magem-cristal , tempo , cinema