Reverberações contemporâneas de Marcel Duchamp : arte-moda-mídia

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Tipo
Tese
Data de publicação
2023-09-05
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Zappa, Polyana
Orientador
Mello, Regina Lara Silveira
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Rizolli, Marcos
Silveira, Isabel Orestes
Held, Maria Sílvia Barros de
Caraciola, Carolina Boari
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Marcel Duchamp (1887-1968) é um artista francês que se destacou por buscar o inédito e provocar mudanças no fazer artístico. Sua produção artística e reverberação na contemporaneidade fortalecem sua sintaxe. Há muitas pesquisas sobre o artista, mas, ao relacionar os readymades como um comportamento, produz-se um movimento de desinstalação e aprofundamento na compreensão da reverberação duchampiana. Duchamp captou as mudanças de seu tempo e documentou suas obras, tornando-se pioneiro na valorização dos documentos do processo. A importância de Duchamp, na arte contemporânea, dá-se por sua atitude iconoclasta e a linguagem do readymade. Ampliando o olhar diante da dinâmica conceitual, explora-se nesta tese a relação entre a obra de Duchamp e a filosofia aristotélica, o hilemorfismo, a relação entre ato e potência. Refletindo sobre a repetição de abordagens artísticas sem inovação, que leva ao marasmo criativo, citando Duchamp, analisa-se a importância da reverberação encontrada em quatro artistas brasileiros e suas relações com o conceito de readymade: Waltercio Caldas, Hélio Oiticica, Arthur Bispo do Rosário e Nelson Leirner. Apresenta-se também a reverberação na relação entre arte e moda, destacando a influência de movimentos artísticos como o Surrealismo e a Pop Art em estilistas como Elsa Schiaparelli e Moschino. Ambos os designers criam coleções que se aproximam de obras de arte, com irreverência e excentricidade. A moda é vista como uma forma de arte, e a apropriação de elementos artísticos é comum nas criações dos estilistas. Em seguida, analisa-se a reverberação na mídia, com a apresentação de três artistas contemporâneos – Takashi Murakami, Jeff Koons e Joana Vasconcelos – que foram influenciados por Duchamp e Warhol. Murakami e Koons colaboraram com a marca de luxo Louis Vuitton, enquanto Vasconcelos criou obras gigantes e inusitadas. Todos eles incorporam a provocação e a irreverência estética de Duchamp em suas obras. Por fim, são apresentados trabalhos artísticos da autora, baseados em suas pesquisas sobre o artista Duchamp, resultando em cinco indumentárias relacionadas à sua sintaxe.
Descrição
Palavras-chave
Duchamp , contemporâneo , arte , moda , mídia
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