Comércio e inovação: respostas espaciais às mudanças socioculturais e tecnológicas nos hábitos de consumo no início do século XXI
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2023-04-03
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Gouveia, Gabriela Incagnoli de
Orientador
Caldana Junior, Valter Luis
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Rubio, Viviane Manzione
Calliari, Mauro Sérgio Procópio
Calliari, Mauro Sérgio Procópio
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Este trabalho trata da relação entre os espaços de comércio e os paradigmas
tecnológicos e econômicos oriundos do fim do século XX e intensificados no século
XXI, partindo do pressuposto de que o modo de produção de uma sociedade pode
condicionar também a sua produção espacial, sobretudo dos seus espaços de
atividade comercial, intrinsicamente relacionados às formas de consumo.
Portanto, define-se como objeto de pesquisa o estudo de vários desdobramentos
das duas últimas revoluções industriais, na sociedade, na cidade e,
consequentemente, nos espaços de comércio do século XXI, a partir de um ponto de
vista próprio da arquitetura e urbanismo.
Para tanto, se propõe como embasamento teórico desta pesquisa o estudo de
conceitos preliminares norteadores como: cidade, comércio, consumo, inovação,
cadeias produtivas e arranjos espaciais como lugares, não lugares, hiperlugares,
entre outros. A partir da compreensão geral destes conceitos-chave, a pesquisa
busca estudar soluções de espaços comerciais atuais, que sejam capazes de
engendrar um novo tipo de experiência a ser vivida pelo consumidor, também
mediada pelas tecnologias de comunicação.
Para tanto, após feita uma periodização inicial que relaciona cada revolução
industrial com suas inovações tecnológicas e espaciais, serão levantados alguns
estudos de caso de espaços comerciais de grande importância histórica em Paris, a
fim de compreender a maneira como estes pontos de venda físicos mantiveram sua
relevância dentro do contexto de grande competição com o mundo digital.
Por se tratar de um mestrado, optou-se por realizar um percurso um pouco mais
amplo no que tange às questões conceituais e teóricas, uma vez que se fez
necessário expandir o repertório acerca do tema abordado neste momento de
formação da autora. Exemplo disto são as abordagens dos conceitos de
hiperlugares e cidades-globais, que mesmo não sendo o ponto central da pesquisa,
foram essenciais para compor o quadro conceitual teórico e crítico desta
dissertação.
Descrição
Palavras-chave
arquitetura comercial , comércio , inovação , hipermodernidade , revolução industrial