Uma avaliação crítica de revistas de escola bíblica dominical infantis: para crianças com idade de 4 a 6 anos

Imagem de Miniatura
Tipo
Monografia
Data de publicação
2023-01-30
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Rita Carolina Spínola Macedo da
Orientador
Fontes, Filipe Costa
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
Para a construção de uma pregação cristocêntrica muitos livros foram escritos havendo um grande desenvolvimento acadêmico nesta área ao longo dos últimos anos. Autores como G. K. Beale, Graeme Goldsworthy, Sidney Greidanus, Abraham Kuruvilla, Grant Osborne e Gerard Van Groningen são grandes exemplos deste desenvolvimento. Nos escritos de tais autores é possível encontrar passos que auxiliam na preparação da pregação cristocêntrica. No entanto, quanto ao ensino infantil, que precisa dos mesmos passos, pouco tem sido desenvolvido nesta área do ensino. Assim, há a necessidade de transposição do desenvolvimento da primeira área para a segunda. Com isso em vista, este artigo intentou ser um dos primeiros trabalhos a contribuir no diálogo acadêmico sobre a construção/ reestruturação de um ensino cristocêntrico infantil para a igreja. Para tanto o presente trabalho contou com uma revisão de literatura sobre o desenvolvimento do ensino bíblico infantil. Além disso, vendo a escassez de conteúdos com ênfase cristocêntrica, o artigo aprofundou-se nos trabalhos voltados para o ensino e interpretação das escrituras de modo geral. A partir desta revisão literária vários parâmetros para avaliar se o ensino infantil é cristocêntrico foram elencados. Estes parâmetros foram divididos em três tópicos 1) Literatura, focando na utilização do texto bíblico na lição; 2) Conteúdo Doutrinário, referentes aos ensinos retirados do texto bíblico e a relação destes ensinos com Jesus; 3) Aplicação, ou seja, a relação dos ensinos com os ouvintes das lições.
Descrição
Palavras-chave
aconselhamento , ensino infantil , educação cristã , escola dominical
Assuntos Scopus
Citação