Cultura do cancelamento e seus reflexos nas cláusulas obrigacionais negativas condicionadas em contratos de licenciamento de imagem para publicidade de influência
Tipo
TCC
Data de publicação
2021-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Berto, Rodrigo Lopes
Orientador
Trubilhano, Fabio Souza
Título da Revista
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Programa
Resumo
Tendo em vista o atual momento social e político que vivemos em nosso país e nosso mundo, palavras ou atitudes proferidas por pessoas famosas podem ter muitos reflexos, principalmente para suas relações comerciais principalmente no meio publicitário. A cultura do cancelamento é algo muito criticado por muitos juristas, mas, infelizmente, é uma realidade em nossa sociedade atual. Dessa forma, o presente trabalho cumprirá em analisar como são realizados as relações comerciais entre influenciadores digitais e grandes marcas com a finalidade publicitária e principalmente como os dispositivos contratuais são inseridos nos instrumentos contratuais com a finalidade de se conter essas crises que por ventura possam vir a surgir à marca, decorrentes do cancelamento virtual de um influenciador digital. Será identificado e aprofundado nesse estudo a cláusula protetiva que beira, em sua essência, a ilegalidade e se é possível ou não a sua inserção nos contratos de licenciamento de imagem para fins publicitários.
In view of the current social and political moment that we live in our country and our world, attitudes or words spoken by famous people can have many reflections, mainly for their commercial relations, principally in the advertising negotiations. The Cancel culture is something that is criticized by many jurists, but unfortunately, it is a reality in our current society. In this way, the present study will fulfill how the commercial relations between digital influencers and big brands are carried out with the advertising and mainly how the contractual devices are inserted in the contractual instruments in order to contain these crises that may arise the brands due the virtual cancellation of a digital influencer. In this study the protective clause that borders, in essence, illegality will be identified and deepened and whether it is possible to insert it in image licensing contracts for advertising purposes.
In view of the current social and political moment that we live in our country and our world, attitudes or words spoken by famous people can have many reflections, mainly for their commercial relations, principally in the advertising negotiations. The Cancel culture is something that is criticized by many jurists, but unfortunately, it is a reality in our current society. In this way, the present study will fulfill how the commercial relations between digital influencers and big brands are carried out with the advertising and mainly how the contractual devices are inserted in the contractual instruments in order to contain these crises that may arise the brands due the virtual cancellation of a digital influencer. In this study the protective clause that borders, in essence, illegality will be identified and deepened and whether it is possible to insert it in image licensing contracts for advertising purposes.
Descrição
Palavras-chave
publicidade de influência , cultura do cancelamento , influenciadores digitais , direito contratual , influential advertising , cancel culture , digital influencers , contract law