A construção do personagem no cinema de Woody Allen: um estudo sobre os protagonistas de noivo neurótico, noiva nervosa e o festival do amor
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2022-08-19
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Moretto, Natalie Rodrigues
Orientador
Aguiar, Cristhiano Motta
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Harris, Hugo de Almeida
Rosa, Dafne Di Sevo
Rosa, Dafne Di Sevo
Programa
Letras
Resumo
A presente dissertação tem como objetivo analisar os personagens protagonistas dos longas Noivo neurótico, noiva nervosa (1977) e O festival do amor (2020), do diretor e roteirista norte-americano Woody Allen. Partindo do pressuposto de que são filmes com a mesma temática central, buscamos comparar a forma como ele constrói seu protagonista e como sustenta um cinema autorreferencial, mesmo com mais de meio século de separação entre as duas obras. Com essa finalidade, procuramos identificar assuntos correlatos que são abordados por Alvy e por Mort em seus diálogos e monólogos interiores e como cada um deles se desenvolve dentro de seu universo existencial, partindo de suas representações de alguns dos dramas do homem pós-moderno e sua relação com o Outro e com o ambiente. Esta análise pauta-se nas teorizações de Byung Chul-Han (2015) e Zygmunt Bauman (1998, 2021) sobre o conceito da pós-modernidade, atreladas às ideias de Leonor Arfuch (2010) a respeito da tendência autorreferencial do sujeito contemporâneo. Além disso, para melhor entender os recursos cinematográficos e audiovisuais utilizados, lançamos mão das teorias de Marcel Martin (2013) e Eva Heller (2013)
Descrição
Palavras-chave
autorreferencialidade , pós-modernidade , Woody Allen , teoria do personagem