Turbelab: projeto e desenvolvimento de um jogo sério para o treino de funções executivas de crianças e adolescentes com TDAH
Tipo
TCC
Data de publicação
2022-06
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Sander, João Pedro Cyrillo
Orientador
Corrêa, Ana Grasielle Dionísio
Rodrigues, Bruno da Silva
Rodrigues, Bruno da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
O uso de terapias envolvendo o uso de jogos sérios têm sido cada
vez mais frequente para conectar os propósitos de aprendizagem e a
tecnologia da indústria de videogames. Em casos de desenvolvimento das
Funções Executivas, o caráter lúdico e desafiador dos jogos é essencial para
que a criança se sinta motivada durante a execução das tarefas e não
abandone o tratamento sem sua total conclusão. O objetivo deste trabalho é
desenvolver jogos sérios para crianças com déficit nas Funções Executivas a
fim de facilitar o processo escolar e a organização cognitiva com esquemas
práticos que permitam exercitar (Marques et al., 2020): automonitoramento,
planejamento, resolução de problemas, tomada de decisão, flexibilidade
mental, autorregulação, controle inibitório e memória operacional. Este é um
projeto com foco em auxiliar no desenvolvimento das Funções Executivas em
crianças e adolescentes com transtorno do Déficit de Atenção com
Hiperatividade (TDAH).
The use of therapy is related to the increasingly frequent use of serious games for the purposes of learning and technology in the video game industry. In cases of development of Executive Functions, the playful and challenging nature of the games is essential for the child to feel comfortable while performing the tasks and not abandon the treatment without complete completion. The objective of this work is to develop serious games for children with deficit in the functions of planning, problem solving and planned objectives for planning (Marques et al., 2020): self-monitoring, planning, problem solving, decision making, mental flexibility, self-regulation, inhibitory control and working memory. This is a Project focused on helping the development of the Executive Functions in children and adolescentes with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD).
The use of therapy is related to the increasingly frequent use of serious games for the purposes of learning and technology in the video game industry. In cases of development of Executive Functions, the playful and challenging nature of the games is essential for the child to feel comfortable while performing the tasks and not abandon the treatment without complete completion. The objective of this work is to develop serious games for children with deficit in the functions of planning, problem solving and planned objectives for planning (Marques et al., 2020): self-monitoring, planning, problem solving, decision making, mental flexibility, self-regulation, inhibitory control and working memory. This is a Project focused on helping the development of the Executive Functions in children and adolescentes with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD).
Descrição
Palavras-chave
terapia , videogames , transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) , therapy , videogames , attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) , Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH)