Desenvolvimento de negócio de E-commerce de calçados femininos de tamanhos diferenciados

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2022-08-18
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Marcos Thomazini da
Orientador
Ghobril, Alexandre Nabil
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Miguel, Lilian Aparecida Pasquini
Garutti, Arthur Henrique
Programa
Administração do Desenvolvimento de Negócios
Resumo
Objetivo: Este trabalho visa desenvolver uma oportunidade de negócios no segmento calçadista adulto feminino de numeração pequena (33 e 34) e maior (acima de 38), relacionada a um público que não encontra o tamanho adequado às suas necessidades e estilo, pela pouca ou deficiente oferta deste produto quanto à numeração, variedade de modelos, cores, tipos, e com um modelo de atendimento de qualidade e conectado aos anseios das consumidoras, em uma jornada de compra segura, confiável e com usabilidade, quer seja no e-commerce ou loja física. Aplicação: O conteúdo aqui revelado anseia apoiar o autor na abertura do seu próprio empreendimento, além de assistir empreendedores e gestores de empresas que pretendem planejar e desenvolver novos empreendimentos, quais sejam em situações similares, ou mesmo em outros nichos de mercado, podendo servir como insights em projetos de desenvolvimento de novas oportunidades no mundo dos negócios, em especial, ao varejo eletrônico. Inovação: Como inovação para este nicho consumidor, enfatizou-se o desenvolvimento de um modelo de atendimento on-line por meio de plataforma de e-commerce integrada a marketplaces, além de loja física a médio prazo, por meio de uma experiencia de compra omnichannel, visando com o apoio da tecnologia e processos a entrega de uma excelência no atendimento ante e pós-venda. Conta-se ainda com a adoção de esforços em marketing digital, como inbound marketing criando e compartilhando conteúdo relevante ao cliente, com a criação de uma marca própria com coerência em sua visão e com forte presença nas mídias digitais sociais. Complexidade: Dentre as principais dificuldades a serem superadas no empreendimento a ser criado, pode-se elencar o desafio de criação da estaca zero de uma nova empresa e sua marca, prezando por assegurar o engajamento e compromisso da futura equipe, fornecedores, e parceiros tecnológicos para maior chance de sucesso do empreendimento. Há uma série de atores envolvidos no empreendimento, tornando-se necessário envidar meios que permitam manter em sintonia ao objetivo do empreendimento. Revela-se aqui também um desafio talvez inédito, em envidar esforços para traçar um modelo de oferta de produtos e atendimento que encante os dois públicos diferenciados com estratégias distintas de marketing: as mulheres presentes neste universo: as que calçam numeração pequena e as que calçam numeração grande, cada extremo com desejos e necessidades não supridos adequadamente pelo atual varejo calçadista, conforme ampla pesquisa. Impacto: Os esforços foram aplicados no sentido de ofertar uma solução à um público consumidor o qual em muitas ocasiões revela sofrer discriminação e preconceito, aliviando-se com isto uma necessidade não atendida adequadamente pelo mercado. Além do impacto social, vislumbra-se ainda o impacto econômico por meio da geração de empregos e riqueza, podendo vir a beneficiar no âmbito nacional toda uma cadeia de fornecimento e sua ampliação, de pequenos fabricantes aos demais parceiros de negócios, além da a relevância do impacto ambiental haja vista a confirmada tendência de preferência de escolha pelos consumidores por calçados sustentáveis. Por se tratar de um novo negócio, com expectativa de ser viabilizado posteriormente pelo autor ao término deste relato foram projetados os critérios voltados a avaliação de resultados projetados e principais medidas de sucesso, quais sejam no tocante a projeções financeiras do novo empreendimento, quanto também aquelas voltadas a mensuração do grau de satisfação de clientes e consumidores com produto adquirido, bem como o a satisfação com a jornada de compra e interatividade entre os canais de vendas, juntamente com a medição do grau de reputação da loja, a princípio virtual e sua respectiva marca. Método: No decorrer do seu desdobramento alguns métodos foram essenciais, podendo-se destacar: o amplo uso da metodologia para trabalhos práticos e aplicados de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), contemplando-se na metodologia citada por estes autores “técnicas tradicionais de business problem solving”, com base na “experiencia de mestrados voltados à formação profissional de uma importante universidade europeia”, procedimentos de diagnósticos fundamentados em pesquisas de marketing baseadas em fontes primárias por meio de duas pesquisas de campo aplicadas à um montante de 346 consumidoras; fontes secundárias, com ampla pesquisa em setoriais, periódicos, livros, dissertações entre outros. Foram ainda realizadas observações presenciais em lojas da concorrência e entrevista com empreendedora fundadora de empreendimento de natureza similar ao objetivo deste trabalho. Quanto aos meios para a mensuração do valor criado ao cliente, adotou-se também alguns dos princípios e indicadores sugeridos no trabalho de Miguel, Marcondes e Caldeira (2018). Em relação às projeções de investimentos, pode-se enunciar o uso do template de Ghobril (2022) e técnica de simulação estatística Monte Carlo para avaliação de riscos inerentes as projeções de investimento, descrito por Brigham e Ehrhardt (2016) como “uma técnica de análise de risco a qual utiliza um computador para simular eventos futuros e, portanto, estimar a lucratividade e o risco de um projeto”.
Descrição
Palavras-chave
desenvolvimento de negócios , criação de Valor , varejo on-line , marketing digital , oportunidade de mercado , calçados femininos
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