São Paulo, 1932 e a guerra da propaganda
Tipo
Tese
Data de publicação
2022-08-02
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Arruda, Luiz Eduardo Pesce de
Orientador
Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Paiero, Denise Cristine
Santana, Wesley Espinosa
Nobre, Heloiza Helena Matos e
Trevisan, Leonardo Nelmi
Santana, Wesley Espinosa
Nobre, Heloiza Helena Matos e
Trevisan, Leonardo Nelmi
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
O proposito desta tese é compreender os mecanismos da propaganda e da contrapropaganda paulista durante o chamado “movimento constitucionalista”, desencadeado no dia 09 de julho de 1932, na cidade de São Paulo. Nela, são analisadas as técnicas de elaboração e difusão da propaganda, bem como seus efeitos, o uso das mídias — então tecnologicamente disponíveis — o recurso às artes visuais, à imprensa, ao rádio e ao cinema, a heráldica e a medalhística, o emprego da censura e a presença dos boatos, bem como impactos remanescentes. Todo esse esforço torna possível perceber, ao menos em parte, o porquê, passados quase noventa anos daquele movimento armado, visões distintas e não isentas de paixão ainda marcam suas análises e o conflitos de narrativas e os argumentos que as sustentaram em 32. A pesquisa limitou sua análise à propaganda e à contrapropaganda paulista, nos momentos que antecederam e durante o movimento cívico-militar, concentrando o foco da pesquisa nos, quase três meses de luta. Assim, a proposta do autor foi observar como se processou a construção — por meio da propaganda paulista — da ideia de que o movimento de 1932 era essencialmente constitucionalista; investigar como foram empregadas técnicas de censura, contenção de boatos e notícias falsas; analisar como atuou a propaganda paulista na desconstrução da propaganda adversária, que classificava o movimento como separatista, comunista, fascista ou elitista, divorciado do interesse das classes proletárias e identificar, na contemporaneidade, reflexos nas imagens, na vida cotidiana e na toponímia — artes e mídia — associados ao movimento constitucionalista.
Descrição
Palavras-chave
São Paulo , 1932 , propaganda , revolução constitucionalista