Adaptação e aplicação do programa de alfabetização e raciocínio (par) para intervenção remota em habilidades de leitura, escrita e matemática de crianças com TDAH
Tipo
Tese
Data de publicação
2022-05-17
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Rocha, Leilany Barcellos da
Orientador
Carreiro, Luiz Renato Rodrigues
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Campos, Ana Paula Soares de
Cantiere, Carla Nunes
Paiano, Ronê
Segin, Miriam
Cantiere, Carla Nunes
Paiano, Ronê
Segin, Miriam
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
O objetivo deste estudo é verificar os efeitos do Programa de Alfabetização e Raciocínio (PAR)
como instrumento de intervenção remota em habilidades de alfabetização e desempenho
cognitivo e acadêmico de crianças com TDAH do ensino fundamental. O TDAH é definido por
níveis prejudiciais de desatenção, e/ou hiperatividade-impulsividade. A pesquisa foi dividida
em duas fases: Na fase 1 fez-se uma seleção de jogos da dissertação de mestrado da autora, para
o estímulo das habilidades acima citadas. Em seguida os jogos foram submetidos à análise de
doze juízes que avaliaram sua pertinência para o estímulo de crianças com TDAH. Foram
utilizados os jogos que obtiveram 70% de concordância. Na fase 2 do estudo foi realizada uma
avaliação neuropsicológica, seguida de intervenção com 26 encontros (2 vezes/semana) com
duração de 55 minutos. Ao final da intervenção, foi realizada novamente a avaliação
neuropsicológica do início. Participaram do estudo 6 crianças com idade entre 8 e 11 anos do
ensino fundamental de duas escolas particulares de São Paulo. De acordo com suas dificuldades
escolares, as crianças foram separadas em 4 grupos de intervenção: Grupo A para os que
precisavam de estímulo nas habilidades de Linguagem, Controle Inibitório e Flexibilidade
Cognitiva; o Grupo B para os que precisavam de estímulo em Linguagem, Memória
Operacional e Flexibilidade Cognitiva; No Grupo C as intervenções foram para crianças com
prejuízo em Raciocínio Matemático, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva; Para o
Grupo D foram selecionadas as crianças com déficits em Raciocínio Matemático, Memória
Operacional e Flexibilidade Cognitiva. Na avaliação utilizou-se o inventário SDQ aplicado aos
responsáveis, o Inventário de Funções Executivas (IFERA-I), a Escala de sintomas do TDAH
e o Inventário de Rastreamento de Dificuldades Cognitivas (IRDC) para identificação de sinais
do TDAH. Com as crianças utilizou-se a WASI, o TAC, o Teste de Trilhas (partes A e B) e o
Teste de Desempenho Escolar (TDE-II). Os resultados obtidos apontaram índices
qualitativamente e quantitativamente positivos, porém, não sendo estatisticamente
significativos. Por ser uma mostra reduzida, observou-se individualmente uma tendência
crescente de melhoria cognitiva com poucos índices de piora e índices comportamentais
elevados, principalmente das habilidades relacionadas aos sintomas de TDAH, verificando um
efeito positivo da aplicação do instrumento, agora nomeado de in-PAR, como alternativa de
intervenção remota para crianças nas habilidades de leitura, escrita e matemática, comparando
resultados pré e pós-intervenção tendo cada participante como seu controle.
Descrição
Palavras-chave
TDAH , intervenção remota , jogos , alfabetização , aprendizagem