Estudo sobre mulheres ilustradoras para a realização da grande reportagem online “cultura ilustre”
Tipo
TCC
Data de publicação
2019-07
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Victória Anhesini
Orientador
Santoro, Andre Cioli Taborda
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
Diversos veículos jornalísticos utilizam ilustrações para trazer mais vida e interação a
suas reportagens. Leitores ou espectadores não costumam pensar a respeito de quem
fez aquela imagem ou o que ela simboliza. A ilustração é um elemento jornalístico
importante, assim como o papel das mulheres que passam suas carreiras com pouco
reconhecimento artístico ou midiático. Este trabalho tem o objetivo de trazer à luz de
que forma as ilustradoras estão atuando no mercado e quais são suas dificuldades
em relação ao preconceito de gênero. O desenvolvimento de uma narrativa
transmidiática online traz os depoimentos sobre suas experiências. Nesse trabalho,
essas informações foram analisadas em conjunto com os dados mercadológicos já
existentes e pesquisas qualitativas.
Various journalistic platforms use illustrations to bring more life and interaction to their reporting, and readers often do not think about who made that image or what it symbolizes. Illustration is an important journalistic element, as is the role of women who spend their careers with little artistic or media recognition. This work aims to bring to light how illustrators are working in the market and what are their difficulties in relation to gender bias. The development of an online transmedia storytelling brings testimonials about their experiences. This information was analyzed along with existing market data and qualitative research.
Various journalistic platforms use illustrations to bring more life and interaction to their reporting, and readers often do not think about who made that image or what it symbolizes. Illustration is an important journalistic element, as is the role of women who spend their careers with little artistic or media recognition. This work aims to bring to light how illustrators are working in the market and what are their difficulties in relation to gender bias. The development of an online transmedia storytelling brings testimonials about their experiences. This information was analyzed along with existing market data and qualitative research.
Descrição
Acesso online;
http://culturailustre.com
Palavras-chave
narrativa transmidiática , jornalismo online , artes gráficas , online journalism , graphic arts , transmedia storytelling