Percepções e perfil relativos as variáveis de recursos humanos dos colaboradores de uma rede de comércio de produtos esportivos

Imagem de Miniatura
Tipo
TCC
Data de publicação
2019-12
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Hashimoto, Carlos Takeshi
Silva, Nayara Nair Ferreira da
Isa, Renata Yukari
Zhu, Sandra
Orientador
Cymrot, Raquel
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
O crescimento da adesão dos brasileiros a práticas esportivas tem impulsionado o comércio de artigos deste ramo. Ações gerenciais em pró dos trabalhadores colaboram para a retenção de talentos e motivação para melhor atendimento dos clientes, gerando melhores resultados para a empresa. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar as percepções e o perfil relativos às variáveis de Recursos Humanos (RH) dos trabalhadores de uma rede de comércio de produtos esportivos do estado de São Paulo que afetam seu desempenho na empresa. Foram selecionadas quatro lojas da rede para realização da pesquisa e cedidos pela empresa dados relativos à motivação e satisfação do trabalhador, ao treinamento, ao planejamento estratégico da empresa entre outros, havendo a disponibilização de indicadores referentes ao ano de 2018 da idade média dos empregadores, número de faltas justificadas, porcentagem de meta atingida por loja, números de admissões, compactação dos resultados da pesquisa de clima organizacional, sendo realizada uma análise estatística dos dados. Foi também aplicado um questionário anônimo aos trabalhadores das lojas selecionadas com a finalidade de identificar as percepções quanto aos treinamentos recebidos, ao ambiente de trabalho e aos elementos motivacionais. Concluiu-se que embora, em geral, os fatores motivacionais e a satisfação no trabalho tenham sido satisfatórios, houve variáveis com respeito ao ambiente de trabalho e fatores motivacionais cujos resultados precisam melhorar.
Descrição
Palavras-chave
Comércio de produtos esportivos , motivação , satisfação , trade in sport products , motivation , satisfaction
Assuntos Scopus
Citação