Elaboração de um jogo didático para o ensino de química inorgânica no ensino médio
Tipo
TCC
Data de publicação
2021-06-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Gonçalves, Adrielli Fonseca
Orientador
Moraes, Ubirajara Carnevale de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
A crescente falta de interesse dos alunos pelo ensino de química tem se mostrado cada vez mais evidente, visto que o ensino ainda continua no modo tradicionalista, ou seja, quadro e giz. Ter diferentes estratégias é o que se precisa para motivar e aumentar o interesse dos alunos durante as aulas. Atualmente existem inúmeras tecnologias educacionais, como a robótica, ensino híbrido, gamificação entre outras usadas como ferramentas para tornar as aulas mais dinâmicas, mais atrativas e menos cansativas e muitos são os educadores que já vem se apropriando desses meios para aprimorar sua metodologia de ensino. Com isso o artigo tem como proposta e principal objetivo fornecer um jogo didático como ferramenta de revisão para os conteúdos envolvendo as funções inorgânicas.
The growing lack of interest by students in the teaching of chemistry has been increasingly evident, since teaching continues in the traditionalist way, that is, blackboard and chalk. Having different strategies is what is needed to motivate and increase students' interest during classes. Currently, there are countless educational technologies, such as robotics, hybrid teaching, gamification, among others, used as tools to make classes more dynamic, more attractive and less tiring, and many educators are already using these means to improve their teaching methodology. With this, the article aims to provide a didactic game as a review tool for content involving inorganic functions.
The growing lack of interest by students in the teaching of chemistry has been increasingly evident, since teaching continues in the traditionalist way, that is, blackboard and chalk. Having different strategies is what is needed to motivate and increase students' interest during classes. Currently, there are countless educational technologies, such as robotics, hybrid teaching, gamification, among others, used as tools to make classes more dynamic, more attractive and less tiring, and many educators are already using these means to improve their teaching methodology. With this, the article aims to provide a didactic game as a review tool for content involving inorganic functions.
Descrição
Palavras-chave
química , tecnologia educacional , funções inorgânicas , chemistry , educational technology , inorganic functions