O bordado como linguagem: um estudo sobre a técnica Blackwork e as tendências expressivas do bordado no cenário artístico brasileiro

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2022-02-10
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Mucciolo, Luana Guerrero
Orientador
Silveira, Isabel Orestes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Freitag, Vanessa
Mello, Regina Lara Silveira
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
O bordado é uma manualidade ancestral, além de ter grande importância na história. Tendo isto em vista, a presente pesquisa tem o intuito de buscar a relevância da técnica, tanto no passado quanto no presente. O recorte é feito na técnica de Blackwork, desde sua historiografia até o uso na contemporaneidade, com o apoio dos autores: Hoog (2010), Gueddes (1976), Albrecht (2016), Wilkins (2004) e Federici (2009). Optou-se por uma breve consideração sobre a história da mulher com o bordado, a partir de autores como: Durham (1983), Matos (2000), Rocha-Coutinho (1994), Priore (2018), e Beauvoir (2019), bem como a discussão que versa sobre a arte e artesanato. O problema central da pesquisa é o uso do bordado como linguagem na arte contemporânea. Para obter respostas ao questionamento as obras da artista Rosana Paulino (1967) e as peças da estilista Cris Barros, serviram de referência para investigar em que medida tais produções abarcam elementos ou características do Blackwork, já que ambas utilizam o bordado em seus trabalhos, além de uma breve análise dos artistas Arthur Bispo do Rosário (1911 – 1988), Pedro Luis Soares (1989) e Aline Brant (1983). Finalmente uma obra autoral foi realizada a partir de todas as reflexões que dizem respeito aos temas levantados, bem como o registro de todo o processo criativo, com o apoio das pesquisas de Salles (2011, 2016), resultando em um bordado que utiliza a técnica de Blackwork.
Descrição
Palavras-chave
bordado , Blackwork , arte contemporânea , Rosana Paulino , Cris Barros
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