Representações dos afetos em Cantáteis, de Chico César
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2022-02-16
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Souza, Sílvio Lourenço de
Orientador
Aguiar, Cristhiano Motta
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Santos, Elaine Cristina Prado dos
Andrade, Fábio Cavalcante de
Andrade, Fábio Cavalcante de
Programa
Letras
Resumo
No contexto da poesia brasileira no período recente do fim do séc. XX e início do séc. XXI, o livro-poema Cantáteis. Cantos elegíacos de amozade, do poeta, compositor e cantor paraibano Francisco César Gonçalves, ou Chico César, foi composto em 1993 e publicado em 2005. A obra, contendo tom biográfico, consiste em 141 estrofes de 11 redondilhas maiores cada e se insere em uma vasta tradição poética de língua portuguesa, cujas fontes mais antigas estão nas cantigas de amor e amizade medievais. Este trabalho tem como objetivo demonstrar como os afetos são representados em Cantáteis, a saber, os afetos amorosos, a geografia dos afetos e os afetos literários, articulados por meio de tópoi presentes na poética, especialmente nas cantigas trovadorescas, buscando explicitar como, usando uma forma canônica, Cantáteis se articula com a poética contemporânea brasileira e com a obra de composição musical do próprio Chico César. A leitura de Cantáteis parte da identificação dos tópoi por meio das obras de Spina, da articulação entre obra e contexto citadino e suas possíveis relações e contribuições com poéticas brasileiras recentes. Finalmente, tal representação dos afetos não está dissociada da expressão musical. Assim como as cantigas trovadorescas eram, por natureza, veiculadas com o suporte de instrumentos musicais, Cantáteis possui estreita relação com a obra do compositor Chico César, o que a distingue da produção poética brasileira do período considerado.
Descrição
Palavras-chave
Chico César , Cantáteis , poesia brasileira , afetos , canto