Da alta costura de Chanel às adequações contemporâneas: novos rumos da moda
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Tipo
Tese
Data de publicação
2021-08-19
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Zaher, Mônica Abed
Orientador
Ramos, Rosangela Patriota
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Ramos, Alcides
Moura, Gilsamara
Renata Domingues Balbino Munhoz, Soares
Mendes, Marcel
Moura, Gilsamara
Renata Domingues Balbino Munhoz, Soares
Mendes, Marcel
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Esta pesquisa apresenta um estudo sobre as mudanças efetuadas no vestuário feminino por meio das propostas de Gabrielle Bonheur Chanel, criadora de um estilo que facilitou a vida das mulheres do século XX, foi largamente copiado e até hoje se faz presente nas composições de vestimentas, nas atitudes e nos hábitos. Nosso olhar para a moda não está orientado para as limitações dos últimos lançamentos, das vitrines ou do exibicionismo infrutífero do uso dos produtos e marcas, mas para o reflexo de tais hábitos no cotidiano das sociedades. Com isso, entendemos que a moda é uma forma de comunicar, agrupando e identificando pessoas com intenções afins. Movimentos culturais e políticos se configuraram dentro da cultura de moda e até se utilizaram dela para contestar, representar, reivindicar. Isto posto, analisamos os rumos da moda dentro da nova realidade mundial: a necessidade de ampliar projetos de sustentabilidade e cooperação — por meio de processos de customização e reutilização de roupas — especialmente diante da nova realidade mundial que se configurou desde o início da pandemia de COVID-19.
Descrição
Palavras-chave
moda , Chanel , comunicação , reutilização