Princípios do desenho universal para aprendizagem, nos objetos do conhecimento de geografia, para alunos do 4º ano do ensino fundamental I
Arquivos
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2020-02-13
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Diório, Raquel
Orientador
D'Antino, Maria Eloisa Famá
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera
Sekkel, Marie Claire
Sekkel, Marie Claire
Programa
Distúrbios do Desenvolvimento
Resumo
This research aimed to investigate strategies for the curriculum of objects of geography knowledge, aimed at regularly enrolled students and the inclusion ones with autism spectrum disorder, ASD, who attend the 4th grade of teaching Elementary School I, thus seeking to assist teachers who live with the reality of inclusion and its implications in learning. For this investigation, the principles of Universal Design for Learning (DUA), enabling the organization of knowledge in order to promote learning that ensures the reach of all within an egalitarian environment. Varied pedagogical practices were selected and they proposed different means for the presentation of an object of knowledge, since the intention was not curriculum adaptation. The selected knowledge objects are in agreement with the national common curricular basis, BNCC, approved on december 20th, 2017. The games and apps used are in public domain, available and accessible on the Internet. Students authorized to participate in the research summed 50 and were organized in two 4th grade classes of elementary school I, between 9 and 10 year-olds, regularly enrolled in a traditional private school chain, in the capital of São Paulo. After the selection of knowledge objects and the attribution of strategies, the classes were taught by the researcher in both ones, during the period of 3 months, in the second semester of the school year. It was possible to record academic advances of students in both classes, with the exception of the inclusion student with ASD. It is also recorded that the activities performed were used as a means of evaluation by the school, after validation by their pedagogical guidance that considered them relevant and effective, scoring that the variation of strategies actually promoted a better acquisition of the expected skills for each object of knowledge and that they were performed in a procedural manner.
Esta pesquisa objetivou investigar estratégias para o currículo de objetos do conhecimento de Geografia, destinados a alunos regularmente matriculados e dentre os quais alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), que frequentam o 4º ano do Ensino Fundamental I, buscando, assim, auxiliar professores que convivem com a realidade da inclusão e suas implicações na aprendizagem. Para esta investigação foram utilizados como base teórica os princípios do desenho universal para a aprendizagem (DUA), viabilizando a organização do conhecimento de forma a promover uma aprendizagem que garanta o alcance de todos dentro de um ambiente igualitário. Foram selecionadas práticas pedagógicas variadas que propuseram meios diferentes para apresentação de objetos do conhecimento, pois a intenção não foi a adaptação de currículo. Dentre as estratégias como textos, imagens, atividades interativas, mapas conceituais, notícias, livro didático, dentre outros, também foram utilizados jogos e aplicativos relacionados aos objetos do conhecimento e que foram manejados em dispositivos móveis, mais especificamente o iPad, com acesso à Internet, disponibilizados pelo colégio onde se realizou a pesquisa. Os objetos do conhecimento selecionados estão em concordância com a base nacional comum curricular (BNCC), homologada em 20 dezembro de 2017. Os jogos e aplicativos utilizados são de domínio público, disponíveis e acessíveis pela Internet. Os alunos autorizados a participarem da pesquisa totalizaram 50 e estavam organizados em duas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental I, entre 9 e 10 anos, regularmente matriculados em um colégio da rede particular, na capital de São Paulo. Após a seleção dos objetos do conhecimento e a atribuição de estratégias, as aulas foram ministradas pela pesquisadora em ambas as turmas, durante o período de 3 meses, no segundo semestre do ano letivo. Foi possível registrar avanço acadêmico dos alunos em ambos os grupos, com exceção de um dos alunos com TEA. Registra-se ainda, que as atividades realizadas foram utilizadas como meio de avaliação pelo colégio, após validação pela orientação pedagógica que as considerou pertinentes e eficazes, pontuando que a variação das estratégias promoveu de fato uma melhor aquisição das habilidades esperadas para cada objeto do conhecimento e que foram feitas de modo processual.
Esta pesquisa objetivou investigar estratégias para o currículo de objetos do conhecimento de Geografia, destinados a alunos regularmente matriculados e dentre os quais alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), que frequentam o 4º ano do Ensino Fundamental I, buscando, assim, auxiliar professores que convivem com a realidade da inclusão e suas implicações na aprendizagem. Para esta investigação foram utilizados como base teórica os princípios do desenho universal para a aprendizagem (DUA), viabilizando a organização do conhecimento de forma a promover uma aprendizagem que garanta o alcance de todos dentro de um ambiente igualitário. Foram selecionadas práticas pedagógicas variadas que propuseram meios diferentes para apresentação de objetos do conhecimento, pois a intenção não foi a adaptação de currículo. Dentre as estratégias como textos, imagens, atividades interativas, mapas conceituais, notícias, livro didático, dentre outros, também foram utilizados jogos e aplicativos relacionados aos objetos do conhecimento e que foram manejados em dispositivos móveis, mais especificamente o iPad, com acesso à Internet, disponibilizados pelo colégio onde se realizou a pesquisa. Os objetos do conhecimento selecionados estão em concordância com a base nacional comum curricular (BNCC), homologada em 20 dezembro de 2017. Os jogos e aplicativos utilizados são de domínio público, disponíveis e acessíveis pela Internet. Os alunos autorizados a participarem da pesquisa totalizaram 50 e estavam organizados em duas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental I, entre 9 e 10 anos, regularmente matriculados em um colégio da rede particular, na capital de São Paulo. Após a seleção dos objetos do conhecimento e a atribuição de estratégias, as aulas foram ministradas pela pesquisadora em ambas as turmas, durante o período de 3 meses, no segundo semestre do ano letivo. Foi possível registrar avanço acadêmico dos alunos em ambos os grupos, com exceção de um dos alunos com TEA. Registra-se ainda, que as atividades realizadas foram utilizadas como meio de avaliação pelo colégio, após validação pela orientação pedagógica que as considerou pertinentes e eficazes, pontuando que a variação das estratégias promoveu de fato uma melhor aquisição das habilidades esperadas para cada objeto do conhecimento e que foram feitas de modo processual.
Descrição
Palavras-chave
inclusão , tea , geografia , desenho universal para a aprendizagem , bncc
Assuntos Scopus
Citação
DIÓRIO, Raquel. Princípios do desenho universal para aprendizagem, nos objetos do conhecimento de geografia, para alunos do 4º ano do ensino fundamental I. 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.