História, arte, cinema e educação! Museu polimorfo e futuro possível para os Museus da Imagem e do Som: o caso do MIS de Campinas

Imagem de Miniatura
Tipo
Tese
Data
2021-02-04
Autores
Carvalho, Alexandre Sonego de
Orientador
Almeida, Jane Mary Pereira de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Dennison, Stephanie
Hardagh, Cláudia Coelho
Rodrigues, Ana Aparecida Villanueva
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A partir do estudo de caso do Museu da Imagem e do Som de Campinas, a presente pesquisa consiste em traçar um breve perfil do percurso histórico das instituições museais para compreender o contexto do surgimento dos museus da imagem e do som, mais especificamente o MIS de Campinas. Apontam-se elementos que configuram esta instituição como espaço híbrido e abre-se a discussão sobre o futuro destes espaços, compreendendo a potência da polimorfia no campo museológico. São resgatadas e analisadas as características basilares do MIS de Campinas, no campo do cineclubismo, e o seu papel nas ações educativas, a partir da formação para alunos e profissionais da Rede Municipal de Educação de Campinas. Reflete-se sobre a importância do posicionamento dos museus na atualidade, propondo ações dentro e fora deles, por intermédio de parcerias. Expõe-se também a relevância da sua aproximação com a comunidade, na construção da sua memória e na sua comunicação de maneira efetiva, estabelecendo um diálogo em todas as instâncias da sociedade. Ademais, debate-se o papel de suas expografias, delineando uma análise comparativa com o National Science And Media Museum, de Bradford, Reino Unido. Por fim, abre-se para debate e apontam-se caminhos possíveis para o futuro das instituições que possuem acervos audiovisuais, percebendo a dimensão da construção de expografias interativas, multimídias, democratizando o seu acesso a partir da ampliação deste espaço de difusão, tornando-o um ambiente digital, estendendo a sua atuação nas redes sociais, site e internet. Postula-se também que essas instituições museais precisam ser compreendidas como território de mediação cultural e, assim, constituir-se como um novo museu: polimórfico e híbrido, composto por acervos acessíveis e exposições dialógicas e interativas.
Descrição
Palavras-chave
MIS-Campinas , museu polimórfico , cineclubismo , educação nos museus , mediação cultural
Citação
CARVALHO, Alexandre Sonego de. História, arte, cinema e educação! Museu polimorfo e futuro possível para os Museus da Imagem e do Som: o caso do MIS de Campinas. 2021. 141 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2021.