Aprendizagem da docência no ensino superior: um estudo envolvendo docentes da universidade Púnguè-Moçambique
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2020-12-07
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Mário, Rogério Filipe
Orientador
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Aparício, Ana Sílvia Moço
Aparício, Ana Sílvia Moço
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Realizar pesquisas sobre o que ensinar, como realizá-lo e como aprender representa um
enorme desafio das instituições de ensino superior para encontrar programas adequadas
de formação de professores que possa responder as exigências impostas na
contemporaneidade. Estudos sobre Aprendizagem da Docência no Ensino Superior têm
sido um campo de muitas tensões por apresentar discussões controversos e
inconclusivos, abrindo novos espaços para se realizar investigações. O objetivo central
dessa pesquisa é analisar, sob a ótica dos professores do Departamento da Escola
Superior Técnica da Universidade Púnguè em Moçambique, como aprendem a ensinar e
como constroem o seu percurso profissional. Metodologicamente, o estudo é de natureza
qualitativa com recurso a entrevista como técnica de recolha de dados e que privilegiou
o método descritivo-analítico para tratamento das informações. Dos resultados obtidos
foi possível compreender que no início da carreira docente, os professores universitários
têm enfrentado muitas dificuldades derivadas da falta duma formação especifica para
atuar no ensino superior, e reconhecem a importância de formação em exercício nos
modelos de cursos de treinamento permanente e frequentar cursos nos níveis de
mestrado e doutorado para melhorar o seu desenvolvimento profissional. Apesar das
dificuldades, os docentes encontraram formas de superação que exigiu muita
determinação profissional; muita colaboração com outros profissionais; humildade
profissional; respeito mútuo; participação em cursos de treinamento psicopedagógico;
predomínio da estratégia de sala de aula invertida (método ativo); estudo individual;
cultura de diálogo entre profissionais; reprodução das práxis de antigos professores; e
capacidade de se reinventar em contextos adversos. Na generalidade, as diversas
abordagens sobre a temática encontram um ponto de concordância, destacando que a
aprendizagem da docência decorre através da formação inicial, continuada e com maior
ênfase durante o exercício da prática pedagógica.
Descrição
Palavras-chave
aprendizagem , docência universitária , ensino superior.
Assuntos Scopus
Citação
MÁRIO, Rogério Filipe. Aprendizagem da docência no ensino superior: um estudo envolvendo docentes da universidade Púnguè-Moçambique. 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo 2020 .