Formação e inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho: um estudo de caso sociopedagógico do CCP Henry Ford Multimarcas
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2020-03-11
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Souza, Andreia Alves de
Orientador
Souza Neto, João Clemente de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Araújo, Margareth Martins de
Araújo, Margareth Martins de
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A presente dissertação situa-se na linha de pesquisa formação do educador para a
interdisciplinaridade. Investiga as múltiplas indagações sobre a formação de
adolescentes e jovens para o mundo do trabalho. O problema de investigação
caracterizou-se por entender como o itinerário formativo do CCP Henry Ford
Multimarcas contribui para a inserção do egresso no mundo do trabalho. Este espaço
sociopedagógico é uma unidade de atendimento do Centro Social Nossa Senhora do
Bom Parto, que atua na zona leste de São Paulo atendendo diariamente 10 mil
crianças, adolescentes, jovens, adultos em situação de rua e idosos. Adotamos a
abordagem etnometodológica para a análise qualitativa dos dados coletados nos
questionários e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados aponta que a
formação profissionalizante para o mundo do trabalho sofre influência dos atores
sociais que participam da vida do jovem, como a família, a comunidade e os
educadores. Mas, outro fator importante é o desejo do jovem em participar da
formação e ingressar no trabalho. A convivência e a hospitalidade são condutoras de
uma formação para a vida e trabalho, os dados apontam que o itinerário formativo
acomoda a escuta como estratégia para a convivência na comunidade e no trabalho.
A pesquisa aponta que os princípios do desenvolvimento integral, pressupõe
desenvolver habilidades e conhecimentos que fortaleçam o auto cuidado e o
autoconhecimento, desenvolver o pensamento critico, criatividade, tomar decisões
responsáveis consigo e com o outro, definir prioridades e metas e perseverar para
alcançar seus objetivos, a luz dos direitos humanos para o acesso, permanência e
adaptabilidade as condições e desafios do mundo do trabalho, são fatores condutores
de um itinerário formativo robusto e conectado à dinâmica do trabalho e seus desafios.
Descrição
Palavras-chave
educação social , desenvolvimento integral , juventude , participação , trabalho
Assuntos Scopus
Citação
SOUZA, Andreia Alves de. Formação e inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho: um estudo de caso sociopedagógico do CCP Henry Ford Multimarcas. 2020. 113 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2021.