Escola americana Mackenzie Săo Paulo (1870-2020), das origens a atualidade: uma leitura a partir da documentaçăo do centro histórico e cultural Mackenzie (CHCM)
Arquivos
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2021-02-02
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Goes, Graziele de Oliveira Gonçalves
Orientador
Lima, Ana Gabriela Godinho
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Perrone, Rafael Antonio Cunha
Lima, Ana Laura Godinho
Lima, Ana Laura Godinho
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Resumo
Esta dissertação constitui uma cronologia da Escola Americana Mackenzie, que visa
relatar uma continua evolução dos principais eventos ocorridos desde a sua fundação,
em 1870 até os dias atuais, focando a atenção nos arquivos encontrados em
Relatórios Anuais catalogados no acervo do Centro Histórico de Cultural do
Mackenzie (CHCM) que registra os principais fatos, dominantes da evolução da
escola. Após discorrermos sobre a fundação da Escola Americana, traremos mais três
capítulos. Após a introdução, relatando a fundação da escola, tratamos o segundo
capítulo trazendo os avanços e desenvolvimento da instituição, onde relatamos os
motivos de mudança do espaço físico atrelado as origens pedagógicas resultantes do
capítulo três. Dois deles registrando os períodos de mudança de espaço físico da
Escola Americana dentro do campus São Paulo, mostrando os possíveis motivos para
as alterações físicas, associados aos reflexos de crescimento da Universidade e do
Instituto Presbiteriano Mackenzie. O último capítulo será destinado a fotografias que
registraram o período desde o seu nascimento até a atualidade.
This dissertation is a report by the American School Mackenzie, which aims to report a continuous evolution of the main events that occurred since its foundation, from 1870 to the present day, focusing the attention on the archives found in Annual Reports cataloged in the collection of the Historic Center of Cultural of the Mackenzie (CHCM) which records the main facts, dominant in the evolution of the school. After discussing the founding of the American School, we will bring three more chapters. After the introduction, reporting the foundation of the school, we deal with the second chapter, bringing the advances and development of the institution, where we report the reasons for changing the physical space linked to the pedagogical origins resulting from chapter three. Two of those chapters recording the periods of change in the physical space of the American School within the São Paulo campus, showing the possible reasons for the physical changes, associated with the growth reflexes of the University and the Mackenzie Presbyterian Institute. The last chapter will be dedicated to photographs that recorded the period from its birth to the present.
This dissertation is a report by the American School Mackenzie, which aims to report a continuous evolution of the main events that occurred since its foundation, from 1870 to the present day, focusing the attention on the archives found in Annual Reports cataloged in the collection of the Historic Center of Cultural of the Mackenzie (CHCM) which records the main facts, dominant in the evolution of the school. After discussing the founding of the American School, we will bring three more chapters. After the introduction, reporting the foundation of the school, we deal with the second chapter, bringing the advances and development of the institution, where we report the reasons for changing the physical space linked to the pedagogical origins resulting from chapter three. Two of those chapters recording the periods of change in the physical space of the American School within the São Paulo campus, showing the possible reasons for the physical changes, associated with the growth reflexes of the University and the Mackenzie Presbyterian Institute. The last chapter will be dedicated to photographs that recorded the period from its birth to the present.
Descrição
Palavras-chave
jardim de infância , escola americana , história da educação infantil , memória
Assuntos Scopus
Citação
GOES, Graziele de Oliveira Gonçalves. Escola americana Mackenzie São Paulo (1870-2020), das origens a atualidade: uma leitura a partir da documentação do centro histórico e cultural Mackenzie (CHCM). 2021. 122 f. Dissertação ( Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo,2021.