Por um pensamento pedestre : a dinâmica de políticas públicas do sistema pedestre em São Paulo – rua Oscar Freire, rua Galvão Bueno e avenida Paulista (2000-2020)

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Date
2021-04-28Author
Spiess, Wanessa
Advisor
Abascal, Eunice Helena Sguizzardi
Referee
Kato, Volia Regina Costa
Referee
Cymbalista , Renato
Metadata
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Não consta
Summary
Esta dissertação propõe observar a relação de porosidade entre a participação de diferentes atores e a formulação de políticas públicas no âmbito da mobilidade urbana, com foco central no sistema de mobilidade pedestre em São Paulo. Este sistema é aqui entendido como o conjunto dos lugares de passagem, mas também de permanência e, como tal, espaço público produto de relações sociais. A análise tem como foco as primeiras duas décadas dos anos 2000, ao considerar o debate em torno do direito à cidade, da mobilidade urbana e da utilização das instâncias de participação social, que ganham força com o advento do Estatuto da Cidade. Não se pretende aqui considerar os casos escolhidos – Rua Oscar Freire, Rua Galvão Bueno e Avenida Paulista – como únicos ou mais importantes neste processo, mas sim conceituá-los como uma das camadas de análise das possíveis relações que se estabelecem entre os agentes que geram impacto no planejamento urbano de uma cidade complexa como São Paulo.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Citation
SPIESS, Wanessa. Por um pensamento pedestre : a dinâmica de políticas públicas do sistema pedestre em São Paulo – rua Oscar Freire, rua Galvão Bueno e avenida Paulista (2000-2020). 2021. 231 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2021 .
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